Por:

Circulação de animais gera transtornos em Pinheiral

Animais soltos geram diversos tipos de transtornos a moradores e motoristas | Foto: Arquivo

Por Lanna Silveira*

Durante a última semana, os moradores do bairro Jardim Real, em Pinheiral, se mobilizaram para reclamar sobre a presença constante de animais de grande porte andando soltos e sem supervisão pela região. A movimentação dos animais perturba a ordem das ruas do bairro, causando insegurança e diversos transtornos à população.

Entre as principais preocupações dos moradores, estão a possibilidade de acidentes de trânsito, ataques a pedestres, acúmulo de fezes nas ruas, infestação de carrapatos e perdas materiais. O grupo também questiona a falta de posicionamento dos donos dos animais, que permitem que eles saiam de suas propriedades e não se responsabilizam pelos eventuais estragos causados pelos bichos.

Segundo uma moradora, que preferiu não se identificar, as reclamações sobre os animais sempre existiram, mas cresceram em 2024. Ela explica que é mais comum encontrar vacas, bezerros e cavalos andando pelo bairro, ressaltando que a presença dos equinos é quase diária. Embora não saiba dizer de onde surgem, a entrevistada acredita que eles possam pertencer a donos de propriedades rurais próximas à área.

A residente afirma que o comportamento imprevisível desses animais oferece riscos a quem transita pelas ruas. "Ora estão agitados, ora estão vagando pelo bairro. Eles podem causar acidentes e atropelamentos", aponta. A moradora ainda enfatiza que a grande quantidade de fezes deixadas pelos animais sujam as ruas por dias, já que o bairro não recebe serviço de limpeza.

Rosane Souza, que também mora no bairro, conta que já houve casos em que os animais destruíram jardins e plantações de residências, além de trazer carrapatos para terrenos com matagais, que invadem as varandas das casas.

Danos materiais

Durante a manhã da última quarta-feira (21), o farol do carro de um dos moradores do bairro foi quebrado por cavalos que transitavam pela rua. Segundo relatos de pessoas que presenciaram o ocorrido, eles estavam especialmente agitados durante aquele dia.

Com a repercussão da notícia, outra moradora alegou que o mesmo cavalo avançou em sua filha após danificar o veículo.

Ação pública

Os moradores do bairro se organizaram para informar a Prefeitura de Pinheiral sobre o problema, enviando fotos e vídeos que registravam as atividades dos animais para a Semader (Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural). Após o contato dos moradores, a secretaria retirou os animais que circulavam pelo bairro durante a última terça e quarta-feira (20 e 21).

A direção da Semader também entrou em contato com o dono do veículo danificado para fiscalizar e avaliar a situação.

Em nota, a Prefeitura de Pinheiral esclareceu que denúncias e relatos de abandono de animais podem ser feitas para a Semader, Guarda Ambiental ou diretamente na delegacia de polícia. Os animais recolhidos são direcionados ao Centro Integrado de Recolhimento, Assistência e Controle de Animais LTDA (CIRAC), por meio de uma parceria estabelecida.

Estagiária*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.