Por:

Chuvas: Barra do Piraí está em estado de calamidade pública

Trânsito na BR-393 é interditado nos dois sentidos | Foto: Divulgação/PRF

Após as fortes chuvas que atingiram a cidade de Barra do Piraí entre a noite de quarta-feira (21) e esta quinta-feira (22), o prefeito Mário Esteves decretou estado de calamidade pública. Quatro pessoas de uma mesma família morreram, entre elas um bebê de oito meses. Agentes do Corpo de Bombeiros das cidades de Barra do Piraí, Valença, Rio de Janeiro e Vassouras, e o Grupamento de Salvamento da Barra da Tijuca e Grupamento de Busca e Resgate com Cães de Magé, trabalharam no deslizamento na Rua Paulo da Silveira, no Centro da cidade.

"A defesa civil e a assistência social trabalham desde o início das chuvas, porém, apesar de o alerta dado à população, a situação de Barra do Piraí se agravou bastante, com mortes e desalojados. Nós já havíamos decretado estado de emergência, mas com as consequências dessa chuva, vimos a necessidade de decretar estado de calamidade pública", comentou o prefeito.

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Barra do Piraí suspendeu as aulas da rede municipal de ensino ontem (22) e hoje (23), devido a problemas de acesso nas entradas de algumas escolas e dificuldades de deslocamento enfrentadas por funcionários. A decisão visa garantir a segurança de alunos e funcionários, até que as condições se normalizem.

Cratera

Uma parte da BR-393, mais especificamente no km 258, foi destruída devido à ruptura do asfalto provocada pelas intensas chuvas na área, interditando totalmente o trânsito do local, na região do bairro Lago Azul.

O trânsito para veículos leves está sendo desviado para o perímetro urbano de Barra do Piraí. Carros de passeio e caminhões (comum de 2 eixos) estão sendo orientados a utilizarem uma rota alternativa no km 259 (por dentro de Barra do Piraí) para sair no km 255 (Bairro Belvedere) ou km 252 (Bairro Matadadouro).

Segundo a Concessionária K-Infra, não há previsão de retorno de utilização da via, mas a concessionária informa que já realizou a contratação de empresa especializada para realizar a obra no local, que já iniciou a mobilização de equipamentos e materiais para o início das obras de reparo.

Mobilização

A Secretaria de Saúde de Barra do Piraí está em alerta e direcionou todas as suas equipes para criar uma rede de apoio e suporte à população em situação de perigo e desalojamento. Os postos de saúde estão se tornando pontos de assistência e acolhimento e os Agentes Comunitários de Saúde estão nas ruas, em suas respectivas localidades, para fornecer orientações e auxílio.

Além disso, os moradores acamados que sejam monitorados pela Atenção Primária e estejam em área de risco, estão sendo amparados pelo trabalho conjunto de profissionais da Secretaria e da Cruz Vermelha para possíveis internações.

Problemas com estação de água

Nesta quinta-feira (22), a Secretaria Municipal de Água e Esgoto informou que duas Estações de Tratamento de Água (ETA) da cidade apresentavam problemas de funcionamento.

A ETA Paraíso está inoperante por falta de energia elétrica. Além disso, a rua que dá acesso à Estação de Tratamento de Água cedeu. Por conta disso, não há como levar os insumos necessários para a estação. O poder público priorizará a recuperação da rua para possibilitar que os serviços relacionados à água sejam feitos posteriormente. O local é responsável pelo abastecimento dos bairros: Centro, Caieira São Pedro, Caixa D'água, São João, Muqueca, Carlos de Queiroz, Oficina Velha, parte da Santana e parte do Morro do Gama.

A ETA Nelson Carneiro também está parada devido à problemas na transposição do Rio Paraíba do Sul, afetando o ponto de captação do município. A estação abastece os bairros: Areal, Boa Sorte, Asilo, Cantão, Asa Branca, Vargem Grande, Grota do Neném, Maracanã e parte da Muqueca.

Governo do Estado

O Governo do Estado acompanha de perto a situação nos municípios afetados pelas chuvas. As secretarias de Defesa Civil, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Inea, Infraestrutura e Obras Públicas e Cidades estão com equipes nos locais atingidos, realizando o levantamento e o monitoramento dos estragos e verificando quais serviços serão necessários para a recuperação das áreas atingidas. A determinação foi dada pelo governador Cláudio Castro, que já atua, junto às prefeituras para atender a demanda de cada uma das cidades.

- Estamos trabalhando de forma integrada com as prefeituras para agilizarmos o atendimento aos locais afetados. Técnicos das nossas secretarias já estão atuando a todo vapor nos municípios prejudicados pelas fortes chuvas, para atender toda a população que necessita de ajuda. Presto a minha solidariedade às famílias vítimas dessa tragédia - disse Castro.

A Secretaria de Desenvolvimento Social segue trabalhando com as prefeituras contabilizando as pessoas que estão desabrigadas, desalojadas e que necessitam de ajuda imediata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.