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Aciap pede fim das manobras de trens no Centro de Barra Mansa

ANTT se comprometeu a estudar a retirada das manobras na área central da cidade | Foto: Divulgação/Aciap-BM

Na tarde desta terça-feira (20), Matheus Gattás, presidente da Aciap-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa), esteve em reunião com o gerente de Fiscalização de Infraestrutura e Serviços da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Daniel de Oliveira Santos, em Brasília, para discutir sobre os transtornos gerados pelas manobras de trens no Centro de Barra Mansa.

Gattás entregou um ofício assinado pela Aciap-BM e pelo Codec-BM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa), dando ciência sobre os problemas causados na área central e solicitando providências à Agência, tendo em vista que as manobras já haviam sido remanejadas para outra área. A associação entrou contato com empresa de transporte de cargas VLI, que controla a linha férrea, para questionar sobre a readequação ferroviária e manobras que são realizadas. Em nota, a empresa de logística explicou que "o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realiza obras em Barra Mansa, no Rio de Janeiro, para readequação ferroviária. Quando o trabalho for totalmente concluído, as manobras que hoje são feitas na área central poderão ser remanejadas para outro local. Já a circulação dos trens pela localidade permanecerá inalterada".

"As manobras haviam sido transferidas para outra área, no entanto notamos que há algum tempo voltaram a acontecer no Centro da cidade, causando interrupções no trânsito que chegam a durar 30, 40 minutos. Isso prejudica o fluxo da mobilidade urbana, o comércio da área central é prejudicado, bem como o acesso a hospitais, escolas, à universidade, enfim, a situação no Centro fica caótica", afirmou o presidente da ACIAP-BM.

Gattás conta que, na reunião em Brasília, o gerente da ANTT recebeu e protocolou o ofício, comprometendo-se a estudar a possibilidade de suspensão das manobras na área central e também a fazer uma visita técnica no município, juntamente com representantes das entidades que enviaram o documento. "Ele já encaminhou nossa solicitação e afirmou que essas manobras poderão, de forma emergencial, sair do Centro da cidade. Inclusive, ele ficou de vir a Barra Mansa, já no início de março, para verificar os locais, mas nosso pedido já está encaminhado", explicou Gattás.

Segurança na linha

Outra questão abordada no ofício foi sobre a velocidade dos trens, que também foi aumentada. A preocupação é com a segurança, pois em 2023, Barra Mansa teve um alto índice de acidentes ferroviários, inclusive com óbitos. Só no primeiro semestre do ano passado, foram nove acidentes, sendo dois fatais. E, agora, em 2024, antes do término do segundo mês, dois acidentes já foram registrados, sendo um com óbito.

O problema chegou a ser debatido pela Câmara Municipal com a participação de representantes da MRS Logística que, no início de fevereiro, divulgaram que Barra Mansa sai na frente quando o quesito é acidentes com trens, considerando o eixo Rio, São Paulo e Minas Gerais.

Neste Carnaval, após um ano sem medidas, a empresa de logística chegou até mesmo a dar dicas de segurança para atravessar passagens em nível. "100% dos atropelamentos e abalroamentos na linha férrea foram causados por um componente comportamental envolvido, casos como distração, imprudência, uso de álcool e drogas", disse a MRS à imprensa.

 

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