Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Projeto de Lei visa fiscalizar serviços públicos de energia elétrica

Vereador de Volta Redonda, Hálison Vitorino | Foto: Divulgação

O vereador de Volta Redonda, Hálison Silva Vitorino, elaborou um projeto de lei para que dispõe sobre a fiscalização da prestação de serviços públicos de energia elétrica, telefone, gás canalizado e água. Segundo ele, a cidade tem sido surpreendida, não raras vezes, com a queda frequente de energia e com a queima de transformadores, provocada por mau funcionamento dos equipamentos instalados nas redes de distribuição de energia elétrica. "As redes aéreas, em vários bairros da cidade, que distribuem energia elétrica e telefonia, estão em péssimo estado de conservação", disse.

 

População sofre

Ainda segundo o projeto de lei, as redes de distribuição de água, também, por mau funcionamento e pela existência de equipamentos e instrumentos deteriorados e obsoletos, provocam vazamento de grandes proporções, fazendo com que grande parcela da sociedade fique sem o fornecimento de água por longos períodos de tempo, trazendo prejuízos, além de colocar em risco a vida das pessoas.

Fiscalização

O projeto de lei, que ainda entrará em primeira votação, afirma que todos esses incidentes e acidentes ocorrem com as concessionárias de serviços públicos - empresas privadas em sua quase totalidade - que ofertam serviços de baixa qualidade, com tarifas caríssimas, e que são fiscalizadas pelas agências de controle estaduais. "Nosso objetivo é que o Poder Público Municipal assuma a responsabilidade".

Deputado Jari busca solução para falta de luz no Ciep 493

Apagão chegou a durar mais de três meses | Foto: Divulgação

O deputado estadual Jari Oliveira (PSB), que é membro da Comissão de Educação da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), esteve no Ciep 493 - Professora Antonieta Salinas de Castro, que fica no bairro Vista Alegre, em Barra Mansa, para tentar sanar um problema de longa data. Em novembro do ano passado, a unidade de ensino da Rede Estadual sofreu um apagão, que interrompeu o fornecimento de energia elétrica, situação que permaneceu até pouco tempo. Após receber várias solicitações de ajuda por parte da comunidade escolar, o parlamentar conversou com o diretor do Ciep 493, Elison Ribeiro, sobre os prejuízos para os alunos, que retornaram das férias e estudam em condições precárias.

Obras em andamento

Segundo o deputado, o período das aulas foi reduzido. "Soube que não estava havendo fornecimento de merenda escolar, os alunos estavam sem ventiladores e até água gelada nos bebedouros. Imediatamente, entrei em contato com a Seeduc-RJ (Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro) e permaneci na unidade até receber a notícia de que o início das obras foi liberado pela secretaria". Segundo Jari, as intervenções começaram na terça-feira, dia 20. "Vamos seguir acompanhando", salientou.

Plano de Cargos em Barra do Piraí

Pela segunda vez, a Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura de Barra do Piraí promoveu o enquadramento de servidores efetivos ao Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos. Em evento, promovido no Royal Sport Club, 120 funcionários participaram deste grupo de transição. Servidores com mais de 30 anos de casa e as servidoras com mais de 25 foram contemplados nesse momento. O primeiro enquadramento aconteceu ainda em 2023. Com o tempo, foi permitido incluir um acréscimo salarial de 5% sobre o salário base do servidor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.