Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Sodré estaria cogitando saída do governo Neto

Engenheiro Sérgio Sodré e o prefeito Neto no gabinete | Foto: PMVR

Sodré estaria cogitando saída do governo Neto

O engenheiro Sérgio Sodré, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, que acumula a função de Secretário de Educação - estaria fazendo as malas para deixar a prefeitura. A saída seria por motivos pessoais e já está sendo consentida por Neto, conforme o prefeito revelou na entrevista da semana passada no programa do radialista Dário de Paula. Se concretizar, Neto terá que sair em busca de dois nomes para assumir o comando das duas pastas. Nos bastidores do Palácio 17 de Julho, é certo que Sodré não fica por muito tempo no governo.

 

Desde o começo do mandato

O engenheiro integra o governo de Neto desde os primeiros dias de mandato do prefeito, que o coloca em sua mais alta conta. Sodré foi engenheiro da CSN, diretor da escola de Engenharia Metalúrgica da UFF (Universidade Federal Fluminense) por dois mandatos, vice-diretor da Escola de Engenharia da UFF e do Centro Tecnológico da UFF, além de chefe de Departamento.

Experiência na vida pública

Sodré tem formação acadêmica também nos EUA e foi secretário de Obras no governo de Marino Clinger, que foi prefeito de Volta Redonda de 1986 à 1988. O médico morreu em 2022, aos 88 anos, após lutar contra um câncer. Ele também foi deputado federal de 1991 a 1995. Iniciou sua carreira política em 1982, quando elegeu-se vereador na legenda do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

TCE dá parecer favorável para contas de Paraíba do Sul

Paraíba do Sul com contas em dia | Foto: Divulgação

O município de Paraíba do Sul recebeu parecer prévio favorável à aprovação das suas contas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Em sessão plenária realizada dia 7 de fevereiro, foram analisados os números relativos ao exercício de 2022. O documento seguirá para a Câmaras Municipal para apreciação final. O acórdão proferido destacou o resultado obtido na aplicação das receitas oriundas de impostos e transferências. A gestão da prefeita Dayse Deborah Alexandra Neves garantiu os mínimos fixados pela Constituição Federal ao aplicar 24,66% na área de Saúde e 32,38% em Educação, acima dos respectivos percentuais exigidos, de 15% e 25%.

Oito ressalvas são feitas

O parecer prévio registrou oito ressalvas e oito determinações, entre elas ausência de equilíbrio financeiro do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos, sendo constatado desequilíbrio financeiro, em desacordo com a Legislação Federal. Outra ressalva aborda a não divulgação, em meio eletrônico, de informações solicitadas pelo Tribunal, o que prejudica a transparência da gestão fiscal do Poder Executivo.

Barra Mansa em evento carioca

Barra Mansa está representada na terceira edição do projeto Verão #TôNoRio, em Copacabana, no Rio. A participação do município acontece através de parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e a TurisRio. É o segundo ano consecutivo que o município participa do evento. Além da apresentação das diversas opções de turismo incentivadas na cidade - religioso, rural e cultural - artistas também vão representar o município demonstrando o entretenimento regional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.