Por:

Região está em alerta por conta de chuvas fortes

Defesa Civil de Volta Redonda também segue em alerta | Foto: Secom/PMVR

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de perigo de chuvas intensas para as regiões do Sul Fluminense e da Costa Verde, incluindo os municípios de Angra dos Reis e Paraty.Segundo o Inmet, há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A recomendação do Inmet é, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia e obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Barra Mansa

Na tarde de ontem (15), os efeitos das chuvas já foram vistos em Barra Mansa. Moradores do bairro Nova Esperança registraram ruas alagadas. O bairro está em estado de alerta máximo devido as chuvas intensas na região e as sirenes de segurança foram acionadas, segundo o prefeito Rodrigo Drable.

A Secretaria de Ordem Pública da cidade, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), informou que a população deve ficar em alerta diante da possível passagem de um ciclone pelo Oceano Atlântico, na altura do estado do Rio de Janeiro, nos próximos dias. A Compdec está em contato frequente com as defesas civis da capital e de demais municípios do estado.

O coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, João Vitor Ramos, detalhou que as equipes estão preparadas para atuar em qualquer caso de emergência. "O ciclone está se formando no oceano e deve vir com chuvas mais intensas. Ele pode influenciar em nossa região Sul Fluminense com o aumento de chuvas e rajadas de vento, no entanto, vale frisar que não é nada fora do comum deste período chuvoso. A Defesa Civil seguirá em alerta e de prontidão", informou.

João ainda destacou que, diante de qualquer alteração na previsão, a população será comunicada através do alerta emitido pelo órgão em aparelhos móveis. Para se cadastrar, a pessoa precisa enviar um SMS para o número 40199, informando o CEP de sua residência ou do lugar de interesse. A Defesa Civil ainda reforça que o morador pode entrar em contato com o órgão através do telefone 199 ou do WhatsApp (24) 98121-3427.

Angra dos Reis

Em Angra dos Reis, o relações públicas da Defesa Civil, Lauro Oliveira, afirmou pelas redes sociais que a cidade está em estado de observação.

- Pedimos atenção redobrada aos moradores de áreas de risco, população ribeirinha e barqueiros - afirmou.

Volta Redonda

Ontem (15) o nível do Rio Paraíba do Sul, em Volta Redonda, encontrava-se 1,25m acima do nível normal.

A Defesa Civil orienta toda a população sobre a adoção de atos seguros durante o período de chuvas. Alguns deles são: não ocupar ou jogar lixo em áreas de preservação próximas ao Rio Paraíba do Sul e córregos, ou próximo a encostas; não realizar escavações, aterros ou construções irregulares, sem acompanhamento de responsável técnico; evitar transitar ou trafegar no período de chuva forte ou em local alagado.

"Nunca procure abrigo debaixo de árvores. Observe qualquer alteração estrutural em sua residência. E lembre-se: precisando sair da sua residência por qualquer cenário de ameaça, desligue o gás de cozinha, a rede elétrica, pegue documentos, remédios e busque um local seguro. Acione a Defesa Civil, através do telefone 199", orientou Rubens Siqueira, coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda.

A Coordenadoria Municipal Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Volta Redonda se manteve em alerta durante o período de Carnaval. O órgão realizou ações de prevenção, contabilizou 21 ocorrências e três interdições, monitorando deslizamentos de terra e desabamentos parciais no município, com atendimento imediato das equipes aos locais.

O bairro mais afetado foi Vila Rica/Três Poços, onde ocorreram duas interdições de imóveis. A outra interdição foi no bairro Santo Agostinho. Segundo o órgão municipal, a precipitação de chuvas acumulada em fevereiro no município é de 130mm.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.