Atleta de Angra vai disputar Campeonato Internacional de Jiu-Jitsu em Florianópolis

Antony Daniel Suominsky é atual campeão mundial em sua categoria Infantil II e vai em busca de mais um título na carreira

Por

Antony Daniel Suominsky

Os primeiros dias de 2024 de Antony Daniel Suominsky, começaram com pé direito, pois já conquistou seu primeiro título do ano: medalha de ouro no Rio Summer Internacional Open. Agora, o atleta de jiu-jitsu, de apenas 10 anos, está se preparando para disputar o Kids Internacional, no próximo dia 04 de fevereiro, em Florianópolis. Será uma nova oportunidade para aumentar suas conquistas em sua coleção de medalhas.

Morador da Gamboa do Belém, Antony é aluno faixa amarela do Instituto Gaditas onde recebe orientações, instruções e treinos do Mestre Emanuel Junior e do instrutor Caio Matheus. Apesar da pouca idade, já possui total de 82 medalhas, sendo 53 delas de ouro, dois cinturões e cinco troféus de campeonatos que já competiu no Brasil e em outros países de acordo com seu pai, Anderson Lima Cordeiro.

"Ele pratica a arte suave desde os quatro anos, mas começou a competir com seis seis. De lá para cá, já conquistou títulos de: Campeão Brasileiro, Sul Americano da CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu Jitsu), Campeão Mundial, entre outros", disse o pai.

Rio Summer Internacional Open

Sua primeira disputa do ano foi no Rio Summer Open de Jiu-Jitsu, organizado pela CBJJ, que ocorreu na, Arena da Juventude, no bairro Deodoro, Rio de Janeiro, no último dia 14. Na competição, Antony fez duas lutas e saiu como campeão na categoria Infantil II, peso médio, de até 39KG. O primeiro combate terminou com placar de 11 x 0 a favor do atleta de Angra dos Reis e venceu o último combate por finalização (estrangulamento).

"Antony ganhou a final por finalização de estrangulamento sem tomar nenhum ponto. Desde o final do ano passado, ele tem se preparado para a nova temporada de campeonatos de 2024 e o próximo desafio será em Florianópolis. Lá será um evento de federação internacional e é muito importante para a carreia dele", ressaltou Anderson.

Com a vitória no Rio, o atleta levou a medalha de ouro para casa, mais uma para coleção.

Campanha para viagem até Florianópolis

Para competir no Kids Internacional 2024, em Santa Catarina, Antony, seu pai e sua mãe, Samara Suominsky, estão arrecadando fundos para custear a viagem. O atleta e Anderson (pai) vão viajar de Volta Redonda até Florianópolis de ônibus e ficarão na cidade durante dois dias para que Antony consiga participar do campeonato.

Uma das formas de arrecadação é uma rifa que está sendo divulgada no Instagram do atleta (@antony_gaditas), mas a família também está vendendo água mineral e tortas de chocolate nas ruas e praias de Angra dos Reis. Graças a isso, já foi possível pagar a inscrição para o evento e conseguiram metade do valor para a passagem e a hospedagem.

Em um post no Instagram, Antony publicou um vídeo sobre o dia que foi vender os produtos na Praia Grande e agradeceu a todos que ajudaram na campanha.

"Começamos o ano na correria, mas Deus é bom o tempo todo. Eu queria agradecer a todos que compraram as tortas de chocolate e a água, a todos que estão me ajudando. Que Deus os abençoe", concluiu o atleta.