Após as chuvas desta terça (23), o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, pediu que os moradores de áreas de risco saiam de casa e busquem abrigo em locais seguros. O apelo foi feito em um vídeo divulgado nas redes sociais, gravado durante uma vistoria realizada no bairro Metalúrgicos, onde houve deslizamento de terra que comprometeu a segurança de diversos moradores.
No vídeo, Drable pede que os moradores não ignorem as orientações da Defesa Civil e que não insistam em continuar em imóveis interditados. Ele ainda ressalta a importância do trabalho de convencimento do Poder Público para evitar que a população fique em risco. "Eu entendo que as pessoas tenham suas dificuldades, mas estamos justamente neste momento encontrando uma maneira de superá-las e fazer com que elas não se exponham a perder as vidas nesse local", disse.
Desde o início da semana, a cidade está enfrentando dificuldades devido as fortes chuvas. No último domingo (21), houve mais um episódio de transbordamento do Rio Barra Mansa, que atingiu ruas dos bairros Jardim Marajoara, Nova Esperança, São Luiz, Boa Sorte e Piteiras. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, João Vitor Ramos, o rio chegou a ficar 1,38 metros acima do limite.
Angra dos Reis
Já o munícipio de Angra dos Reis, emitiu alerta via SMS nesta terça-feira (23) sobre a possibilidade de grandes acumulados de chuva nas próximas 24 horas, podendo passar dos 100 milímetros. As informações são segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Com o município em estado de atenção, a Defesa Civil orienta que as pessoas permaneçam em local seguro, evitem deslocamentos desnecessários e fiquem atentas às informações publicadas nos canais oficiais da Prefeitura.
O alto volume de chuva previsto pode encharcar ainda mais o solo e gerar deslizamentos, principalmente nas áreas de maior risco.
O alerta da Defesa Civil municipal é reforçado pelo Instituto Nacional de Meteorologia, que ao meio-dia de hoje informou sobre possível acumulado de chuva entre 60mm e 100mm no Estado do Rio de Janeiro. A área que pode ser afetada vai desde a Costa Verde até Maricá, incluindo a região Serrana.
Para receber as mensagens preventivas quanto ao cenário meteorológico, é necessário enviar um SMS para o número 40199, informando apenas o CEP da residência, pousada, hotel, local de trabalho etc. Mesmo sem créditos, o cidadão inscrito recebe as mensagens.
Peçonhentos
No verão, que predomina dias mais quentes e úmidos, pode surgir animais peçonhentos nas proximidades. O ideal é verificar ralos, pias e calhas, além de roupas penduradas, cortinas e sapatos, segundo a técnica da Vigilância em Saúde Ambiental, Millena Borges. Cobras, aranhas, escorpiões, abelhas e outros são alguns dos animais que apresentam riscos.