Por:

Nova avenida recebe pavimentação no centro de Barra Mansa

Trabalhos representam melhoria da mobilidade urbana | Foto: Paulo Dimas

Nesta semana, foi iniciada a pavimentação de mais um trecho da futura avenida que está sendo criada ao lado da linha férrea de Barra Mansa. A medida é mais uma etapa das obras do Pátio de Manobras, realizadas na região central da cidade.

A execução das obras é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e acompanhada pela Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.

O Pátio de Manobras consiste em três pontos principais: o agrupamento das linhas férreas no eixo central; a primeira avenida (que já está recebendo asfaltamento) começou próximo ao Córrego Cotiara, ao lado da Rua Prefeito João Chiesse Filho, passa sob o viaduto Doutor Didácio de Souza Fonseca, no Centro, seguindo até o bairro Barbará; após a conclusão do viaduto próximo a Saint-Gobain, será possível iniciar as obras da segunda avenida, que terá um trecho parecido com a primeira, porém se estenderá até a passagem de nível do bairro Saudade, margeando o Parque da Cidade, a Prefeitura e o Parque Centenário.

O secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, destacou o avanço dos serviços e a satisfação do poder público com o andamento das obras. "A cidade vai ganhar duas avenidas há muito tempo desejadas pela população. Os trabalhos seguem a todo vapor e continuaremos acompanhando para que tudo seja concluído conforme nossas expectativas.", disse Eros.

Obras em reta final

O projeto, que está em execução há mais de dez anos em Barra Mansa, está previsto para ser concluído em 2024. A terceira, e última, fase das obras começou em junho do último ano. O investimento total do poder público no remanejamento do Pátio de Manobras passa de R$ 44 milhões.

O prefeito Rodrigo Drable reconhece a demora da entrega do serviço faz com que sua execução seja questionada por moradores, ressaltando que sua conclusão está próxima. "Muita gente achou que essas obras não fossem acontecer, mas a transformação de Barra Mansa é evidente. Em pouco tempo nós teremos uma cidade completamente diferente", declarou Drable.

Progresso lento

A readequação da linha férrea é uma promessa antiga do governo de Barra Mansa. As obras se iniciaram em 2010, sob responsabilidade do DNIT, e houve necessidade de paralisação para que fosse realizada uma série de desapropriações e reassentamentos de moradores. Em 2020, o projeto voltou a ser uma prioridade da gestão municipal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.