Por:

Ano novo, vida nova: resoluções de fim de ano moldam metas para 2024

As academias tem alta na procura no mês de janeiro | Foto: Divulgação/Konnen

Por Ana Luiza Rossi

Tradicionalmente, a narrativa das festividades de fim de ano são tomadas pelo cenário de novas oportunidades que o novo ano traz. Nesse sentido, as resoluções acabam se tornando uma oportunidade de reavaliação, seja no compromisso com a saúde, na busca por novos desafios profissionais ou até mesmo para organizar as economias.

O técnico de manutenção, João Gabriel dos Santos, explica que para 2024 tem planos de expandir a área que atua, que hoje, é na eletrônica. "Acredito que com o conhecimento e a experiência que tenho hoje, consigo administrar melhor meus esforços para serem mais lucrativos", explicou.

De acordo com Thaiza Cardoso, psicóloga especializada em Terapia Cognitivo Comportamental de Alta Performance, a tradição de definir metas é positiva, mas é necessário ter cuidado para não criar expectativas ou metas inalcançáveis. "É necessário reconhecer suas próprias dificuldades, traçar metas específicas que estejam dentro da sua realidade, fazendo uma mudança por vez. Um ponto importante e não ficar pensando somente nos resultados e respeitar o processo", explicou.

Entre outra resolução, inclusive uma das mais praticadas, é fazer exercícios físicos. A universitária Maria Eduarda Groke, por exemplo, conta que incluiu a musculação e corrida em sua rotina nos últimos meses por estética, mas também por saúde. "O exercício na rotina ajuda muito na saúde mental. Coloquei como meta por pensar no futuro e projetar uma vida saudável", disse.

Academias lucram

Justamente pelo retorno das confraternizações de fim de ano e a vontade de se despedir do "velho eu", janeiro é um dos meses com mais movimento nas academias. O dono da rede Konnen Academia em Volta Redonda, Samuel Suhett, confirma que o crescimento na procura e de novos matriculados foi mais de 25% neste mês. "Janeiro é um mês de recomeço. Muita gente vem se cuidar com propósito de estar melhorando a saúde e autoestima, principalmente a parte estética", afirmou.

O empresário revela que a rede inaugurou uma terceira unidade, ainda em dezembro do ano passado, e mesmo com um mês de funcionamento a procura é surpreendente. "Estamos quase batendo 2 mil alunos em um mês. A procura está muito grande pelas vantagens de estacionamento, da segurança de estar dentro de um shopping e o conforto. Isso tem atraído bastantes clientes", disse e revelou, ainda, que abrirão uma quarta unidade no bairro Santo Agostinho.

No entanto, é comum que ao passar dos meses, as pessoas desistirem de ir à academia pela dificuldade de manter a frequência ou pela demora nos resultados. Para isso, não há segredo: é preciso ter persistência, ressalta Thaiza. "Para ter persistência e consolidar hábitos, é necessário repetir o comportamento até que seu cérebro faça determinada atividade sem a barreira do pensamento. Tenha persistência, independente de quanto tempo irá demorar para alcançar seus objetivos, sem se comparar com as outras pessoas".

Dicas

Já para quem pretende economizar mais este ano, também é necessário comprometer-se a destinar um percentual da renda para poupar.

Segundo a economista Sônia Vilela, o ideal para quem ainda vive com os pais, economizar pelo menos 50%, já solteiros que moram sozinhos, pelo menos 30% da renda. Para famílias com mais de duas pessoas, o ideal é começar com 10%.

"Sugiro que guardem os recursos por 3 meses e depois iniciem os investimentos. Você pode comprar títulos do tesouro nacional, aplicar em ações, investir em títulos de renda fixa, sejam privados ou públicos. Poupar é um exercício diário e o resultado é gratificante", disse a economista.

*Estagiária

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.