Por:

CORREIO VALE PARAÍBA: Equipe do DRM-RJ se reúne com a Defesa Civil de Angra

Reunião aconteceu na terça-feira | Foto: PMAR

Equipe do DRM-RJ se reúne com a Defesa Civil de Angra

Foi realizada na tarde de terça-feira (26), na sede da Defesa Civil de Angra dos Reis, uma reunião com a equipe do Departamento de Recursos Minerais do Governo do Estado do RJ (DRM-RJ). A finalidade da reunião foi introduzir a equipe da Defesa Civil aos três geólogos que permanecerão no município, pelo menos até 31 de março, com o propósito de prestar assistência imediata à cidade e à Costa Verde por meio de análises e ações preventivas em relação aos riscos geológicos. Os três geólogos são do Instituto Manguezais, uma empresa contratada pelo DRM-RJ.

 

Plano de contingência

Durante o encontro, a equipe da Defesa Civil, liderada pelo secretário Fábio Júnior, realizou uma apresentação da sala avançada onde a equipe do DRM-RJ irá trabalhar, bem como da sala do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), com toda a sua estrutura de monitoramento meteorológico. "Iniciamos a implementação do nosso plano de contingência para o verão de 2023-2024".

Suporte geológico preventivo

Após as fortes chuvas que ocorreram no início de dezembro no Bracuí, o governador do Estado do RJ, Cláudio Castro, determinou que o Departamento de Recursos Minerais do Estado do RJ (DRM-RJ) mantivesse uma equipe em Angra dos Reis para apoio à Defesa Civil local. O foco será o fornecimento de suporte geológico preventivo.

Volta Redonda realiza mais de mil castrações em 2023

Serviço contemplou mais de seis bairros neste ano | Foto: Divulgação

O Castramóvel Municipal e o Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) de Volta Redonda realizou cerca de 1.700 castrações em cães e gatos em 2023. O trailer está em manutenção para retomar os atendimentos em janeiro de 2024. O primeiro bairro a ser atendido no próximo ano será o Padre Jósimo, e as datas serão divulgadas nas redes sociais da Prefeitura. Os agendamentos para o serviço podem ser feitos nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro de interesse. A média de espera na fila do CZZ é de quatro meses para cadelas, e menos de um mês para gatas e machos (cão e gato).

Doações

O Hemonúcleo de Barra Mansa realizou mais de 4 mil coletas de doação de sangue em 2023. A coordenadora da unidade, Thais Mendes, destaca que os estoques de sangue ainda não são ideais e incentiva os moradores a fazerem doações.

Doações II

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos, e menores de idade precisam de autorização de um responsável. A pessoa deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação.

Projeto

Um café da manhã na Apadefi (Associação de Pais e Amigos do Deficiente) comemorou o projeto de aulas de hidroginástica da instituição, que oferece mais qualidade de vida e auxilia o tratamento de lesões e condições físicas dos participantes.

Projeto II

O coordenador executivo da Apadefi, Rodolfo Levenhagem, aponta que o projeto aproxima a entidade da comunidade e ressalta a importância de parceiros, como o Grupo CSN e a cooperativa SICOOB, para arcar com os custos da estrutura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.