Por:

Jari destaca trabalho na Educação e Saúde

Jari enumera trabalho feito durante o ano de 2024 | Foto: Divulgação

O deputado estadual Jari de Oliveira, do PSB, membro da Comissão de Educação da Alerj, visitou 58 escolas da Rede Estadual de Ensino em 2023 e conseguiu reformas para a Escola Estadual Rondônia, Escola Rotary, no Castelo de Água do CIEP Brizolão Nelson Gonçalves, em Volta Redonda; na Escola Joaquim de Macedo, em Barra do Piraí; e reforma elétrica do Colégio Estadual Nossa Senhora do Amparo, no distrito de Amparo, Barra Mansa.

O deputado ainda contemplou 24 escolas estaduais com Emendas Parlamentares Impositivas para 2024 que destinam recursos para obra ou melhorias, além de dezenas de emendas de prioridades também para as escolas, sempre ouvindo a direção das unidades. As informações foram dadas nesta quarta-feira, dia 27, durante um balanço de seu primeiro ano de trabalho. 

Na área da Saúde, o destaque ficou por conta das interferências para o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem para todos os profissionais da área. Em vistorias ao Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda, por exemplo, ele constatou o não pagamento proporcional do piso salarial para os profissionais de enfermagem dos turnos de 24h X120h, levando essa denúncia pessoalmente à Secretaria de Estado de Saúde. Também conseguiu a implantação de carga horária de 30 horas semanais para enfermagem e fez indicação para instalação de uma cantina para atender funcionários e visitantes do hospital.

O deputado ainda fez Emenda Parlamentar Impositiva para 2024 que destina R$ 815 mil reais para equipar as ambulâncias do SAMU de todas os municípios da região do Médio Paraíba. O deputado presidiu, na Alerj, Audiência Pública sobre saneamento e acompanha a prestação de serviços das concessionárias Rio + Saneamento, Iguá e Águas do Rio; entre outras atividades.  Além disso, o parlamentar vem acompanhando a obra para aumentar o abastecimento de água em Lídice, distrito de Rio Claro. Em Pinheiral, ele acompanha diariamente os problemas de falta de água de ligação de esgoto, os trabalhos de ampliação do sistema de abastecimento e a questão de cobrança de taxas.

Meio Ambiente

Jari também fez Emendas Parlamentares Impositivas para 2024 que destinam recursos para aquisição de estação automática de monitoramento da qualidade do ar a ser instalada em Volta Redonda pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente). E também para uma plataforma avançada de monitoramento da qualidade da água, que ficará no Rio Paraíba do Sul. O deputado, junto com a Comissão de Meio Ambiente da Alerj, também promoveu audiência pública sobre o “Pó Preto”, em Volta Redonda.

Ele apresentou Projeto de Lei, junto com o deputado Carlos Minc, para incluir como parâmetro de medição da poluição do ar pelo INEA, as poeiras sedimentáveis, o pó preto, que aflige a população de Volta Redonda e região. [adicionar a emenda para equipamento medidor do ar. Jari tem outro Projeto de Lei que determina que os valores de multas ambientais aplicadas pelo INEA na região sejam obrigatoriamente revertidos para ações de recuperação ambiental na bacia do rio Paraíba do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.