XXIV Festival Arte em Cena começa em Volta Redonda

Programação deste ano oferecerá 14 espetáculos, que serão apresentados em dois períodos

Por Lanna Silveira

Espetáculo terá início às 20h

Por Lanna Silveira*

A 24ª edição do Festival de Teatro Arte em Cena, realizado pela Cia. de Teatro Arte em Cena, começou nesta quinta-feira (2) em Volta Redonda, no Teatro Gacemss I. A programação deste ano oferecerá 14 espetáculos, que serão apresentados em dois períodos: do dia 2 até 7 de novembro, e do dia 23 até 1° de dezembro. Os ingressos podem ser comprados pelo portal Sympla, pelo valor de R$ 20 para cada peça, ou pela bilheteria do teatro. No dia das apresentações, o valor do ingresso será R$25. A entrada é gratuita para crianças de até 3 anos.

Realização pela arte

Neste ano, o Arte em Cena completa 34 anos sob a orientação da diretora Stael de Oliveira. O marco de 24 edições do festival é motivo de orgulho para a atriz, que se sente realizada ao perceber que o Arte em Cena foi capaz de modificar muitas vidas por meio do teatro. Stael ressalta que ser bem-sucedido com arte em uma cidade interiorana não é uma tarefa fácil, e isso alimenta ainda mais a sua gana de levar o teatro pro máximo de pessoas possível. "Centenas de pessoas se descobriram no Arte em Cena nesses anos todos. Hoje, dou aula para filhos de ex-alunos. É maravilhoso saber que é possível dar continuidade ao meu trabalho no interior, apesar de toda a resistência que isso exige", explica.

Toda a equipe da companhia, incluindo professores, passaram pelo Arte em Cena e pela formação de Stael. A diretora acredita que a experiência prévia desses profissionais com a dinâmica dos festivais e a realidade dos alunos auxilia na entrega de um trabalho de excelência.

Preparação

Atualmente, a companhia possui mais de 300 alunos e cerca de 20 grupos de teatro. A preparação de toda equipe para os festivais exige a execução de muitos processos detalhados, que envolvem a idealização e preparação de cenários e figurinos, a escolha das peças que serão apresentadas e o tratamento dos textos, o direcionamento dos espetáculos para cada grupo e os ensaios. Cada edição do festival envolve a confecção de uma camiseta do Arte em Cena, que é usada pelos alunos durante as aulas de teatro e nos dias de apresentação. Stael explica que os ensaios para os espetáculos do festival começam com cerca de quatro meses de antecedência, enquanto a seleção das peças que serão exibidas é feita no início de cada ano.

A diretora enfatiza que o envolvimento dos alunos durante a preparação do festival ajuda a evoluir sua performance nos palcos. "O aluno vai ficando encantado com a direção recebida nos ensaios, em poder experimentar os figurinos e visualizar a peça com o cenário pronto", explica a diretora, que também acredita que a oportunidade de assistir às interpretações de outros grupos também auxilia nessa evolução.

Público crescente

Mesmo após o período de pandemia de Covid-19, que forçou a paralisação dos festivais presenciais por dois anos, o número de espectadores das peças e a procura de alunos pelos cursos continuou crescendo. Stael aponta que os atores da companhia não desistiram de fazer teatro durante o período de isolamento, citando a realização dos festivais do Arte em Cena em plataformas online, e diz que ainda sente uma vontade dos alunos de compensar o tempo perdido pelo distanciamento.

*Estagiária



Sexta-feira (3)

Espetáculo: O Fantástico Mistério de Feiurinha



Sábado (4)

Espetáculo: Desventuras de um amor



Domingo (5)

Espetáculo: Romeu e Julieta



Segunda-feira (6)

Espetáculo: Vidas Retratadas



Terça-feira (7)

Espetáculo: De volta aos anos 2000



Quarta-feira (23)

Espetáculo: Espelho meu





Quinta-feira (24)

Espetáculo: Narrativas



Segunda-feira (27)

Espetáculo: O canto de beira rio



Terça-feira (28)

Espetáculo: Detetive e Nossa história, às 19h30



Quarta-feira (29)

Espetáculo: Eternamente Cazuza



Quinta-feira (30)

Espetáculo: Bailes e Baladas



Sexta-feira (1º)

Espetáculo: Uma história de pescador