Por: Arthur Ramos

Fim de ano: Comerciantes devem ficar atentos a fraudes

Feriados em dias úteis favorecem alguns setores, mas podem gerar prejuízos ao comércio, segundo a CNC | Foto: Arthur Ramos

Arthur Ramos*

As festividades de fim de ano já estão batendo à porta e, com isso, as vendas em lojas e comércios em geral tendem a aumentar. Por isso, comerciantes e lojistas precisam se atentar a possíveis fraudes que possam ocorrer durante essa época. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR) e o Sicomércio-VR (Sindicato do Comércio Varejista de Bens, Serviços e Turismo de Volta Redonda), foi orientado as empresas, neste período quando aumenta a circulação de dinheiro e o fluxo de pessoas nas ruas por conta das compras de fim de ano, a ficarem mais atentas aos golpes. A dica é conferir os comprovantes de pagamento quando for PIX e também verificar se há notas falsas.

- Sabemos que é comum aumentar esse tipo de golpe, o importante é ficar alerta, checar os dados, evitar circular com grande quantidade de dinheiro, trocar rotas bancárias e, em caso de golpe, comunicar as autoridades policiais, fazendo o boletim de ocorrência - afirmou o presidente da CDL-VR, Leonardo Almeida.

O presidente do Sicomércio-VR, Levi Moreira reforçou ainda que é importante aumentar a segurança nas lojas, investir em sistema de monitoramento interno e treinar a equipe para saber como agir no caso de atitude suspeita. "Além dos golpes com cartões, pagamento com notas falsas, também é comum receber boletos de compras ou impostos que não existem, por isso, antes de pagar é importante conferir sempre se esse débito realmente existe. Outra dica importante é ficar atento às movimentações dentro do estabelecimento, por conta de furtos. Tomar medidas de segurança ajuda a prevenir e inibir a ação de criminosos", orientou.

A comerciante Carolina Ferreira, comentou sobre como é feito o controle de pagamento na loja para evitar fraudes. "Nós utilizamos planilhas com todo o controle de vendas e pagamentos realizados, também criamos um grupo no WhatsApp que deixamos tudo anotado por ele. Assim que o cliente realiza a compra pelo pix e mostra o comprovante, uma foto dele é mandada para esse grupo. Como nós possuímos um controle de quem compra por aqui regularmente, é possível ver quem realmente fez o pagamento ou não. Nossa sorte é que até hoje ainda não caímos em golpe algum, o máximo foi uma cliente agendar o pagamento por engano em vez de pagar na hora, porém, ela não cancelou o pagamento e ele caiu no dia agendado, mas esse susto serviu para conferirmos o dia que o pagamento foi agendado também", explica.

Silvia Eduarda, dona de loja, contou sobre um golpe que já sofreu e como faz hoje em dia para evitar esse tipo de transtorno. "Já me ocorreu de um cliente comprar uma mercadoria com uma nota falsa de 200 reais e crediários que deixaram de realizar o pagamento. Infelizmente não conferi na época, mas serviu para ficar sempre atenta. Hoje em dia sempre me atento com pessoas que venham fazer compras pequenas com notas muito altas, passei a conferir todo tipo de PIX, comprei instrumentos para identificar notas falsas e após o ocorrido com o crediário, não abro mais para novos clientes".

Dicas de segurança e atenção

O Major Silvério, coordenador do programa "Segurança Presente" de Volta Redonda, elucida sobre algumas fraudes frequentes e dá dicas de como comerciantes podem evitar caírem em golpes durante suas vendas. "Uma das fraudes mais comuns é a do troco, em que o criminoso diz que está sem o dinheiro trocado e paga com uma nota alta, logo em sequência diz ter achado o troco e pede a nota de volta, confundindo o vendedor. Também podem ocorrer casos de cheque sem fundo e cheque falso, em que terceiros podem estar realizando o golpe. É importante que o comerciante peça a identificação de quem está passando o cheque bem como o consulte. Outro golpe comum é o da nota falsa, bastante comum nessa época de final de ano, é importante que os comerciantes tenham instrumentos que possam verificar a autenticidade daquela nota. Por fim, um dos golpes recentes que vêm ocorrendo é o do pix agendado, aonde o criminoso faz a compra à vista e realiza um agendamento no pix e posteriormente o cancela. Para evitar esse transtorno, é importante que o comerciante confira o comprovante de pagamento e não apenas o comprovante de agendamento", explica o Major.

*Estagiário

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.