Por:

Programa Limpa Rio iniciará obras em Barra do Piraí

Rio Piraí receberá limpeza e desassoreamento | Foto: Divulgação PMBP

O Programa Limpa Rio, realizado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), iniciará as obras em Barra do Piraí. O objetivo é a limpeza e o desassoreamento de rios e canais de diversas cidades do estado.

Na última sexta-feira, dia 24, aconteceu uma cerimônia de início dos serviços de limpeza no Rio Piraí. O evento contaria com a presença do vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, porém, devido a razões climáticas, ele não compareceu.

O procedimento de dragagem visa a retirada dos sedimentos dos corpos hídricos para destinação ambiental adequada, e em Barra do Piraí essa ação se estenderá por aproximadamente 9 quilômetros. Com isso, o Limpa Rio é um projeto que vem como uma forma de ajudar a minimizar o transbordamento dos rios. Essa é uma maneira de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população barrense - sobretudo a ribeirinha -, tendo em vista a redução dos riscos de enchentes.

Objetivo e limpeza

O Limpa Rio é uma iniciativa governamental que visa desobstruir as margens dos rios e, além da retirada dos resíduos sólidos, os funcionários do Inea também realizam a roçada e capinam os locais, pois a vegetação alta nas encostas dos corpos hídricos pode gerar problemas, tais como, a proliferação de vetores de doenças, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Além disso, o Inea também realiza o trabalho de conscientização ambiental com o programa, levando equipes especializadas até escolas do estado do Rio de Janeiro para promover aulas, palestras e experiências com alunos no intuito de expor a eles a necessidade da preservação e cuidado dos cursos hídricos. 

O prefeito da cidade, Mario Esteves, aponta a importância da execução desse projeto no município e ainda reforça como é primordial que a população participe desse processo. "O Limpa Rio é um projeto fundamental para a manutenção do ambiente e para a segurança e qualidade de vida da população que vive perto dos leitos dos rios. É importante frisar que, além da iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, também é fundamental que a comunidade seja parte desta missão", expõe Mario, completando que "é imprescindível a aderência da população a esse projeto, no sentido de evitar ao máximo a poluição dos rios".

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.