Por:

24° Encontro da Cultura Negra acontece em Paraty

24° Encontro da Cultura Negra | Foto: Divulgação

O Encontro da Cultura Negra acontece há 24 anos no Quilombo do Campinho da Independência, o primeiro a ser reconhecido e titulado pelo Estado do Rio de Janeiro, localizado na BR Rio-Santos, Km 588, em Paraty. É um dos primeiros eventos que marcam a comemoração do Dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, dia da morte de Zumbi dos Palmares, símbolo de luta e resistência no Brasil.

O Quilombo do Campinho da Independência surgiu no século 19, fruto da resistência das três matriarcas; vovó Antonica, tia Marcelina e tia Maria Luiza. Nessa comunidade matriarcal, são as Mulheres Pretas que conduzem os processos como Dani Elias Santos, a primeira mulher a ocupar a presidência da AMOQC Associação dos Moradores do Quilombo do Campinho, e tantas outras mulheres da comunidade que estão à frente da Educação, do Artesanato, da Agricultura, do grupo do Jongo, da Culinária e da luta pela sobrevivência da Cultura Quilombola.

O evento conta com uma programação repleta de atrações que se iniciam as 19h de sexta-feira até as 22h de domingo. Algumas das atrações são: Roda de samba, apresentações de Djs, desfiles, uma tenta focada em atrações infantis, entre muitos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.