Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Segurança é indiciado por racismo contra jogador

O jogador do Volta Redonda, Guilherme Quintino | Foto: Divulgação

Segurança é indiciado por racismo contra jogador

O segurança de um shopping no Rio de Janeiro que teria intimidado o jogador do Volta Redonda, Guilherme Ribeiro Quintino Machado, de 20 anos, em junho desse ano, foi indiciado por racismo. A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) ouviu testemunhas e analisou as imagens das câmeras de segurança antes de indiciar o suspeito. O jogador do time da Cidade do Aço afirmou, na época, ter sido seguido pelo segurança da loja em todo o trajeto que ele fez no shopping. Ele registrou queixa na delegacia.

 

Delegada analisou imagens

No relatório que foi enviado ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), a delegada Rita de Cassia Salim Tavares, titular da Decradi, afirmou que ficou "configurada uma ação discriminatória que consistiu no tratamento diferenciado dirigido a vítima, justamente em razão de pertencer a uma determinada raça, cor e/ou origem étnica, que evidencia o racismo".

Constrangimento e abordagem

No dia que aconteceu o fato, em junho, o jogador estava com a sua namorada. Na loja, eles se separaram e colocaram algumas peças na ecobag, depois desistiram de comprar. Deixaram as bolsas em uma arara. Ao tentarem sair da loja, eles teriam sido impedidos pelo segurança. A mulher teria questionado a ação, mas não foi respondida pelo funcionário. Toda a abordagem durou cerca de 40 minutos e foi gravada pela namorada.

Prefeito de Itatiaia se envolve em acidente de carro

A maré de azar do prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira, do MDB, parece que não está nem perto do fim. Na tarde de domingo, dia 12, ele se envolveu em um acidente de carro, quando saía da na Igreja Santa Cecília, no bairro Manejo, em Resende, com a mulher. A batida foi tão forte que o carro em que ele estava foi parar na contramão da rua depois de atingir outro veículo. Ninguém ficou ferido. "Eu e minha esposa, graças a Deus, estamos bem. Houve apenas danos materiais. Os vizinhos do local onde houve a colisão disseram que ali, infelizmente, é um ponto em que os acidentes são frequentes", disse o prefeito em nota enviada à Imprensa.

Processo

Irineu Nogueira teve o pedido de abertura de um pedido de impeachment contra ele, aprovado pela Câmara Municipal. O Legislativo aprovou o pedido, em 24 de outubro, dias após ele ser preso em flagrante por suspeita de chamar a balconista de uma padaria, em Resende

Injúria racial

O prefeito responde criminalmente por injúria racial e desde então tenta mudar o jogo, mas enfrenta sérias dificuldades. Os vereadores Fabrício da Mudança, do Solidariedade, e Thiaguinho, do União Brasil, favoráveis à abertura do processo, estão de olho nele.

Minoria

Irineu tem minoria na Câmara. Dos 11 vereadores que participaram da sessão que aprovou a abertura do processo, 8 votaram favoráveis, apenas 2 foram contrários e um se absteve. A denúncia foi protocolada pela presidente do PT do município, Ana Paula Silva.

De olho

O vereador Fabrício da Mudança não perde um segundo na briga contra o prefeito. Na semana passada, foi no Hospital Municipal de Itatiaia para cobrar a solução da reforma na sala de exames de Covid-19. "Afirmaram que irão resolver o problema", disse o vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.