Por: Ana Luiza Rossi

Exercício da Aman simula guerra em três cidades do Sul Fluminense

Manobra da Aman simula situação de guerra | Foto: Divulgação/Aman

Por Ana Luiza Rossi

Muitos dos moradores dos municípios da região ficaram surpresos nas últimas semanas ao se depararem com blindados da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), helicópteros e até mesmo soldados camuflados. É que de 28 de outubro até 5 de novembro, a academia realizou a Operação Pirapitinga - Manobra Escolar 2023, que acontece anualmente e simula nada menos do que um verdadeiro quadro de guerra.

"A Manobra Escolar representa o coroamento do ano de instrução. É a oportunidade em que os cadetes do 4º ano exercem as funções de comando que, a partir de 2024, desempenharão nos corpos de tropa", disse o general Richard, chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército.

A atividade envolveu mais de 40 organizações militares. Além de operações básicas ofensivas e defensivas, também ocorreram operações e ações complementares de transposição de curso d'água, assistência humanitária, infiltração e assalto aeromóvel, junção, operações de informação e defesa cibernética.

Ação em Quatis

Na quarta-feira (01) a Aman em parceria com a prefeitura de Quatis promoveu uma ação cívico-social no município, no Futuro Parque da Cidade, no Jardim Polastri, e fez parte da atividade da Manobra Escolar.

Durante a ação, aconteceu a apresentação musical da banda Aman, exposição de veículos militares e atendimentos médicos de várias especialidades, entre elas urologia, ginecologia, psiquiatria, pediatria, cardiologia, odontologia e outros, realizadas em conjunto com a SMS (Secretaria Municipal de Saúde). Foram registrados 136 atendimentos.

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro, cidade que abriga a Aman, se manifestou em suas redes sociais sobre as manobras: Fui acompanhar neste sábado (04) mais uma edição da manobra escolar da Aman. Mais de três mil militares participam deste grande evento, que tem como objetivo treinar e orientar os alunos, sociedade civil e diversas entidades sobre um possível combate militar", disse o prefeito.

Ele lembrou ainda que o simulado é o maior da América Latina nesta área de toda América Latina, envolvendo armamento, equipamentos, veículos, dentre outros itens.

-Gostaria de parabenizar toda Aman pelo exercício, que é muito importante para toda sociedade, principalmente para nosso município, que é berço da Academia Militar. Aproveito ainda para agradecer pela parceria de sempre - conclui o prefeito.

Acidente

Durante o exercício, aconteceu um acidente, na tarde de quinta-feira (02), envolvendo uma viatura blindada da Aman com quatro militares, próximo ao distrito de Fumaça, em Resende. O veículo tombou enquanto participada da manobra.

Procurada pelo Correio Sul Fluminense, a academia confirmou o caso. O acidente aconteceu por volta de 13h30 com uma viatura Guarani do Exército que estava em deslocamento da Pedra Selada para Fumaça, por estrada não pavimentada. A margem da via cedeu e o veículo tombou.

Também foi confirmado que os militares que estavam dentro do blindado foram evacuados para o Hospital Unimed-Resende, onde foram examinados e liberados no mesmo dia. A Aman abriu um inquérito policial militar para apurar as circunstâncias do acidente e investiga o caso.

Estagiária

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.