Novo prédio da Previdência em Piraí leva o nome de Tutuca
Nome faz homenagem ao prefeito que faleceu há exatamente um ano
O novo prédio do Fundo de Previdência de Piraí, que recebeu o nome de Arthur Henrique Gonçalves Ferreira, em homenagem ao prefeito Tutuca, falecido em 6 de outubro de 2022, há exatamente um ano, foi inaugurado na noite desta quinta-feira, dia 05, pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro. O secretário de Estado de Turismo e deputado estadual, Gustavo Tutuca, filho do homenageado, e o prefeito de Piraí, Dr. Ricardo Passos, participaram da solenidade.
Emocionado, o secretário estadual lembrou a história e o legado do pai: "Fico muito feliz por inaugurar um prédio que leva o nome do meu pai. Amanhã completará um ano desde que ele faleceu. Agradeço muito esta homenagem, agradeço ao prefeito e a todos os servidores municipais de Piraí", disse, acrescentando que a sua família tem uma história construída na cidade.
Fundo de Previdência
Fundado em 1992, pelo então prefeito Arthur Tutuca, o Fundo de Previdência atende um total de 2.775 pessoas, sendo 620 aposentados, 170 pensionistas e 1.985 ativos. Ao todo, foram investidos R$ 877.674,22 para as obras de modernização e revitalização do prédio.
- É uma satisfação receber aqui o governador Cláudio Castro - disse, referindo-se à agenda repleta de inaugurações e anúncios cruciais para o desenvolvimento do município cumprida por Cláudio Castro.
Durante a visita, o governador anunciou ainda a construção da nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no bairro do Varjão. Com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2024, a base atenderá os bairros Varjão, Jaqueira, Koopland, e o distrito de Arrozal. A iniciativa visa acelerar o atendimento às emergências na região.
Regularização fundiária
Além disso, o governador e representantes do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj) entregaram 278 Termos Administrativos de Reconhecimento de Posse e Moradia para moradores do Morro do Batista no Varjão. Também receberam os títulos moradores dos bairros Fraternidade e Bela Vista, em Arrozal.
A ação é parte de um esforço conjunto para a regularização fundiária, buscando evitar ocupações irregulares e fornecer títulos legais de propriedade, proporcionando segurança jurídica às famílias, usufruindo de todos os direitos e garantias previstos na legislação.
Complexo Municipal Cultural, Social e Ambiental
A maratona de Castro em Piraí foi encerrada com uma visita à fábrica da Ambev, onde foram anunciados dois novos projetos Complexo Municipal Cultural, Social e Ambiental. Através do decreto 44.901 de 05/08/2014 - FUNDES, a empresa investirá aproximadamente R$ 6,5 milhões em iniciativas sociais, culturais e ambientais no município. Além de melhorar a infraestrutura local, os projetos promovem a inclusão social, a geração de empregos e a economia.
Ambos os projetos visam não apenas melhorar as infraestruturas locais, mas também promover a inclusão social, a geração de empregos e o fortalecimento da comunidade.
Projeto 1: Complexo Municipal Cultural e Social
• Escola com 2 salas de aula;
• Oficina Tech para 120 alunos;
• Auditório para 60 pessoas;
• Revitalização de campo de futebol;
• Revitalização de ginásio poliesportivo;
• Praça pública com parquinho;
• Pista de skate;
• Espaço para feirinha municipal.
Projeto 2: Laboratório Tech e Empreendedorismo Feminino
• Laboratório Tech com cursos de tecnologia da informação;
• Empreendedorismo feminino: apoio e formação para 200 mulheres microempreendedoras;
• Geração de emprego e renda em tecnologia;
• Curso e mentoria em gestão com foco em empregabilidade.
