Considerado um dos maiores encontros universitários do estado, os Jogos Intermed 2023, em Vassouras, começaram quarta-feira (11) reunindo atléticas do curso de medicina do Rio e Espírito Santo. Apesar de movimentar a cidade, as edições passadas geraram queixas dos moradores quanto à organização e planejamento. Por isso, a prefeitura lançou um comunicado oficial, em junho deste ano, negando até então a confirmação de que a cidade seria sede do evento.
Na publicação, diversos comentários falaram sobre o pouco planejamento e logística na cidade para atender o evento de grande porte. "No meu ponto de vista, a organização é que deixa a desejar. Estacionam onde e como querem, guardas nem se importam, mas para os moradores tem lei. Organizem e mantenham a cidade limpa. De resto, fico em casa se me incomodar", disse um morador.
Outra reclamação frequente, foi quanto ao som alto. "Entendo que é bom para a cidade, mas sinceramente, deixar a cidade e os moradores à disposição desses estudantes é covardia. [...] sempre tem um som altíssimo, o dia todo, e a noite toda praticamente" relatou a moradora.
Além disso, em 2022, aconteceu um caso de uma atlética que foi banida do Intermed após gritos ofensivos. Na época, o prefeito Severino Dias anunciou que a universidade seria multada.
Para controle da segurança das vias próximas às festividades, o Secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Fabio Rossala, afirmou que acontecerá um esquema 24h durante todo o evento, até domingo. Nos locais, terá apoio da guarda municipal e PM, além da interdição da Av. Otávio Gomes, sentido Centro-Madruga.
*Estagiária