A forte chuva que atingiu a região na noite da última terça-feira (24) causou prejuízos em diversas localidades de Barra Mansa. Por conta da tempestade, que foi acompanhada de muitas rajadas de vento, foram registrados destelhamentos e dois desabamentos. Segundo o coordenador da Defesa Civil, João Vitor Ramos, o alerta de chuva forte permanecerá até às 23h desta quinta-feira, dia 26.
A Secretaria de Ordem Pública, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), em conjunto com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a Secretaria de Manutenção Urbana (SMMU) e demais pastas, seguem atuando para solucionar os transtornos causados.
Segundo a Compdec, houve uma precipitação de 37 milímetros, o que é caracterizado como chuva forte. Como consequência, até o fechamento deste edição, 28 ocorrências foram registradas no município, com 18 destelhamentos e dois desabamentos de imóveis (um no bairro Vila Independência e outro na Eduardo Junqueira). Por hora, quatro pessoas estão desalojadas.
Os locais que mais sofreram foram os bairros: Centro, Cotiara, Ano Bom, Vila Independência, Vila Nova e Bocaininha.
Algumas vias chegaram a ser interditadas, mas já foram liberadas (Albo Chiesse, Michel Wardini e Doutor Dário Aragão), enquanto a Rua Carlinda Borges, no bairro Cotiara, segue interditada.
O coordenador da Defesa Civil, João Vitor Ramos, destacou o trabalho que continuará pelos próximos dias. "A Defesa Civil tem atuado desde terça-feira, início das chuvas. Nossas equipes já estavam de plantão e havia um alerta de chuva forte. Esse alerta permanecerá até às 23h do dia 26, quinta-feira. Estamos atuando em todo município para avaliar os danos causados, em conjunto com as secretarias que fazem parte do Plano de Contingência. Seguiremos em alerta 24 horas", comunicou.
Cheia
O Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA), às 6h45, desta quarta-feira (25), emitiu um estágio de atenção para possível cheia de rios de alguns municípios da Região Sul Fluminense, entre eles, Barra Mansa. Caso ocorra qualquer ocorrência, o morador deve entrar em contato com o telefone da Defesa Civil (199) ou ligar para o WhatsApp da Coordenadoria: (24) 98121-3427.
Ontem o Parque Centenário, mais conhecido como Jardim das Preguiças, no Centro, chegou a ficar fechado. O local passou por limpeza e retirada de galhos de árvores que caíram.
Assistência Social
Começou ontem em Barra Mansa a entrega de telhas para moradores cujas residências tiveram a cobertura danificada pelas fortes chuvas. A ação desta quarta-feira (25) aconteceu nos bairros São Domingos, Ano Bom (Rua Frederico Ozanan) e Centro (ruas Eduardo Junqueira e Michel Wardini).
O coordenador da Defesa Civil, João Vitor Ramos, frisou que os servidores seguirão percorrendo toda a cidade buscando auxiliar a população. "Esse trabalho é um braço para a Secretaria de Assistência Social, que é uma das pastas nos ajudando no atendimento aos moradores afetados pelas chuvas. Nós avaliamos a situação da casa e as condições das famílias para que possamos entregar essas telhas a fim de colaborar neste momento em que temos muita instabilidade na cidade", comunicou.
O secretário de Assistência Social, Fanuel Fernando, ressaltou o empenho de todos e o esforço do prefeito Rodrigo Drable. "O trabalho da Assistência é fundamental para ajudar essas pessoas que sofrem com suas residências atingidas pelas chuvas. Isso é uma das maiores preocupações do prefeito Rodrigo, que está em alerta e trabalha para população de Barra Mansa com muita dedicação e zelo", frisou.
Volta Redonda também registra ocorrências
Alguns bairros de Volta Redonda também registraram ocorrências após o forte temporal de terça-feira. Segundo a prefeitura, uma árvore caiu sobre um carro e causou escoriações no motorista, na Rua Sessenta, no bairro Siderópolis. Uma outra árvore caiu sobre a via no Pinto da Serra e um muro particular foi derrubado durante a chuva no Residencial Mariana, na Rodovia do Contorno.
Não há registros de desabrigados na cidade.