Por: Ana Luiza Rossi

Projeto escolar em Volta Redonda divulga autores locais

Há mais de 20 anos que poesias são publicadas em muro de colégio | Foto: Ana Luiza Rossi

Ana Luiza Rossi*

No coração de Volta Redonda, na Vila Santa Cecília, os muros do Instituto de Educação Professor Manuel Marinho prendem a atenção de motoristas e cidadãos que trafegam pela Rua 43. O ponto estratégico, traz o olhar de diversas pessoas para um projeto pintado à mão dos textos de literaturas clássicas e contemporâneas, além de letras de músicas.

O atual diretor geral do colégio, Alexandre Batista, doutor em língua portuguesa formado pela UFRJ, explica que o projeto foi idealizado pela professora Aurea Lino Passos Machado, que atuou como diretora da instituição por 25 anos. "Como não poderia alugar um local para as exposições, a ex-diretora utilizou os muros como espaço pedagógico para poesias, músicas clássicas, como MPB, e agora, colocaram a história da literatura, por meio de sonetos" explicou.

Com sua eleição para diretoria em 2017, o professor Alexandre deu continuidade ao projeto, que conta com a participação dos alunos e também de professores curadores, da qual destaca que em termos pedagógicos, o contato com a arte é fundamental para expandir intelectualmente.

"A arte de modo geral suscita uma reflexão sobre o mundo e antecipa determinadas situações para podermos pensar. Por meio da arte posso ter experiências que eu não teria na vida real". O diretor complementou ainda, que "através da poesia, você experimenta e entende dores alheias, e acaba entendendo a sua própria. Ela vai abrir nosso olhar para realidades que nem sempre estão ligadas à gente".

A professora Fabiana Soares, de língua portuguesa, explica que na gestão da professora Aurea, o projeto trazia somente autores clássicos, mas agora ganhará uma nova versão com autores locais e modernos. "No nosso muro temos parte da literatura brasileira e da portuguesa. Hoje com internet, poucas pessoas param para ler esses textos. Ter esse papel de ofertar esses textos é muito importante e já gera reconhecimento dentro e fora de sala de aula", comentou.

Outro fator que contempla o projeto, é a recepção do público, já que o colégio fica localizado em um importante bairro comercial de Volta Redonda, além do muro ficar de frente para um sinal de trânsito. A comerciante Maria Clara Corrêa, que sempre utiliza a via para ir trabalhar, elogia o projeto e o classifica como importante para incentivo à leitura. "As pessoas que param no sinal, assim como eu, com certeza leem e se interessam. É incrível, porque são textos muito legais e ainda nos distrai dos pensamentos do dia a dia" disse.

*Estagiária