Por:

Racismo: Moradores de Itatiaia protestam contra prefeito

Moradores de Itatiaia vão às ruas e criticam prefeito | Foto: Divulgação

Com faixas e cartazes, moradores de Itatiaia foram para as ruas neste domingo, dia 22, criticando o prefeito Irineu Nogueira, preso em flagrante, na semana passada, por suspeita de injúria racial. Eles percorreram as ruas do Centro e terminaram o ato em frente ao prédio da prefeitura, e pediram uma reação dos vereadores, propondo, inclusive, um pedido de impeachment.

Um morador seguiu pelo município com uma faixa com a frase: "Ninguém é réu por acaso, queremos impeachment já".

-A gente espera que as autoridades tomem uma providência. Por se tratar de um crime tão grave, ele deveria ficar preso e não continuar solto como se nada tivesse acontecido - disse Ana Cláudia Pereira, que mora em Itatiaia.

Partidos como o PT, entre outros, foram para as redes sociais no final de semana e criticaram a postura do prefeito, que responde o processo em liberdade. Ele teve que recorrer ao Tribunal de Justiça, no Rio, para conseguir habeas corpus.

O caso repercutiu na Alerj também. desagradou os parlamentares da Alerj. Na sessão de quarta-feira, dia 18, o deputado estadual Filippe Poubel (PL) apresentou moção de repúdio contra o prefeito. A decisão de Poubel teve o coro de deputados dos mais variados partidos, que subscreveram a moção durante a sessão e fizeram duras críticas ao prefeito, que teria chamado a funcionária de uma padaria de Resende de "negrinha".

O deputado destacou a atuação do delegado de Resende, Michel Floroschk, por efetuar a prisão em flagrante do prefeito. "Não aceitamos racismo", disse Filippe Poubel, sugerindo uma postura firme dos vereadres de Itatiaia.

"Esse prefeito não tem condições de continuar no cargo, apresentem um pedido de impeachment", completou Poubel. "É inacreditável um prefeito em exercício agredir uma trabalhadora", disse Carlos Minc.

Nega acusações

Em nota divulgada à imprensa, na semana passada, Irineu Nogueira nega veementemente a acusação. Disse que ao tentar pegar um pão foi advertido de forma grosseira pela funcionária, que estranhou o comportamento, mas não a ofendeu. Em um vídeo, publicado nas redes sociais, ele tentou desqualificar a vítima. Disse que a história tem dois lados e o lado dele seria da verdade.

Entenda o caso

Na terça-feira, dia 17, o delegado da 89ª DP (Resende), Michel Floroschk, prendeu o prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira, por suspeita de ter agredido verbalmente a funcionária de uma padaria, no bairro Jardim Jalisco, em Resende.

A confusão começou quando Irineu tentou se servir sozinho e foi alertado pela funcionária que isso ia contra as regras do estabelecimento. O prefeito se irritou e começou a falar palavrões e chamar a funcionária de negrinha. Tudo foi gravado pelas câmeras de segurança do estabelecimento comercial e está nas mãos do delegado. Embora não tenha áudio, as imagens mostram o prefeito afrontando a funcionária.

O fato foi registrado na delegacia pela vítima, logo depois que Irineu deixou a padaria. Uma outra balconista tentou conter a situação e foi interrompida pelo prefeito, dizendo que não tinha problemas com ela, mas com sua colega de trabalho, a chamando de "negrinha".

- Meu problema não é com você, é com aquela negrinha lá - teria afirmado o prefeito, segundo o boletim de ocorrência.