Dia de São Cosme e Damião: Doce tradição em Volta Redonda
Lojas da cidade registraram maiores índices na venda de doces na última semana
O Dia de São Cosme e Damião, celebrado nesta quarta-feira (27), está movimentando o comércio de Volta Redonda. A tradição, que envolve o catolicismo e religiões de matriz africana, consiste na distribuição de doces entre crianças, amigos e familiares. Para os adeptos da religião católica, a participação é um ato de gratidão pela benção recebida em uma promessa.
Devido à data, as lojas da cidade registraram maiores índices na venda de doces na última semana. Diferentes estabelecimentos registraram de 30 a 50% de crescimento dos produtos tradicionais encontrados nos saquinhos, como maria-mole, paçoca e suspiro. As lojas aproveitaram a movimentação para abaixar os preços desses produtos, e aumentar as vendas. Também houve investimento em embalagens específicas de São Cosme e Damião, estampadas com as figuras religiosas, que também fizeram parte das compras de quem segue a tradição.
Apesar dos lucros deste ano atenderem às expectativas dos estabelecimentos, os lojistas afirmam que a adesão do consumidor está diminuindo com o passar dos anos. Eles acreditam que a queda gradual das vendas seja motivada pelo fato de a tradição não estar sendo transferida para as novas gerações.
