Moradores de Pinheiral sofrem com picos de luz
Lanna Silveira
Os moradores dos bairros Jardim Real e Vale do Sol, em Pinheiral, estão insatisfeitos com o serviço de energia elétrica da cidade. Segundo relatos, quedas de luz repentinas acontecem toda semana em casas e estabelecimentos locais, durando cerca de cinco minutos. O problema faz parte da realidade dos moradores há anos, e a Light, empresa responsável pela manutenção de luz da cidade, ainda não resolveu a situação.
Thatiana Rambaldi, moradora do Jardim Real há sete meses, explica que os picos de energia acontecem em sua casa durante todo o seu tempo de moradia. Ela acrescenta que as quedas costumam se repetir de duas a cinco vezes no mesmo dia. A falta de luz causa transtornos em sua rotina e a impede de utilizar diversos equipamentos. "Na última semana, eu estava com uma reunião marcada on-line, e estava sem energia, sem Wi-Fi e sem condições de carregar meu celular", relembra.
Hélio Rodrigues, morador do mesmo bairro há dois anos, menciona que sua televisão e seu refrigerador foram danificados pelas quedas de luz em um episódio que aconteceu no ano passado. A fim de evitar prejuízos, o morador se viu obrigado a comprar filtros de luz para todos os equipamentos de sua casa. Hélio alega que alertou a Light sobre o problema diversas vezes. A empresa teria dito que estava ciente da situação e que providenciariam reparos na rede elétrica.
Interferência em estabelecimentos
Uma academia localizada no bairro Vale do Sol desde 2018, já sofreu com as faltas de luz em horários movimentados. A funcionária Bruna Trindade aponta que os picos já aconteceram durante a noite, deixando o local sem nenhuma iluminação e dificultando a realização de atividades. Além disso, já houve vezes em que alunos estavam utilizando aparelhos elétricos, como esteiras e escadas, quando a interrupção ocorreu. Bruna reforça que as quedas acontecem independente do clima, e que nem sempre são motivadas por tempestades.
Resposta da empresa
O Correio Sul Fluminense entrou em contato com a Light para tentar entender qual seria o motivo das quedas de luz denunciadas pelos moradores. Funcionários da empresa declararam que, após verificação, não foi encontrado nada que esteja interrompendo a alimentação da rede de luz da cidade. A empresa não forneceu informações sobre ocorrências passadas, nem justificou a alta frequência dos picos.
