Por: Sônia Paes

CORREIO DO VALE: Moradores em situação de rua viram pauta em Brasília

Vereador Raone e Léo Pinho discutem aporofobia | Foto: Divulgação

PAUTA EM BRASÍLIA

O problema das pessoas em situação de rua em Volta Redonda foi levado a Brasília pelo vereador Raone Ferreira, que se reuniu com a diretora de Defesa dos Direitos Humanos, Ana Zago, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. "Tratamos sobre a Construção do Plano Municipal de Direitos Humanos. O MDHC se comprometeu em participar ativamente desta construção no município", disse Raone, que tratou ainda de temas como a aporofobia, uma espécie de medo e rejeição aos pobres.

 

Dados alarmantes sobre o problema

Raone falou sobre a aporafobia com o diretor de Políticas para a População em Situação de Rua, Léo Pinho. A situação sobre o assunto é alarmanete. Só para se ter uma ideia uma análise do Ipea mostra que, entre 2012 e 2020, ocorreu um aumento de 211% na população em situação de rua em todo o país, percentagem desproporcional ao aumento de 11% da população brasileira no mesmo período.

Catadores também entram na pauta

"Levamos para pauta a Aporofobia que vem sendo conduzida na nossa cidade. Tratamos a questão da Lei Federal Padre Júlio Lancelotti com muita relevância", disse Raone. Na mesma reunião também foi tratada sobre as políticas para catadores e catadoras de Volta redonda. "O MDHC também estará conosco nesta construção", afirmou o vereador Raone Ferreira, em suas redes sociais.