Por: Lanna Silveira

Preço da carne bovina sofre queda no mercado

Açougue | Foto: Lanna Silveira

As carnes têm apresentado preços em queda nos açougues de Volta Redonda. A variação começou nos últimos dois meses, e é um fenômeno nacional. Os preços baixos são consequência do aumento da quantidade de carne disponível no mercado, que incentiva os produtores a vendê-la por preços menores para retirá-la do estoque. Esse volume foi gerado pela expansão da criação e abatimento dos animais registradas no agronegócio neste ano.

Funcionários de açougues da cidade apontam que os preços das carnes bovinas tiveram as reduções mais drásticas. Eles também destacam que cortes mais macios, como o filé mignon e a picanha, registraram a maior queda de valores entre as peças bovinas.

Resposta dos consumidores

Apesar de os preços mais baixos, a dona de casa Vânia Lessa afirma que sua rotina de compras no açougue não se modificou. A cliente explica que quando há queda de preços em carnes que fazem parte da sua alimentação, como contrafilé e frango, ela pode aproveitar para comprá-las em maiores quantidades. Entretanto, a consumidora continua comprando apenas o que precisa. Além disso, Vânia aponta que a variação nos preços não é suficiente para diminuir suas despesas com alimentos.

Mercado frigorífico

Segundo Igor Teles, proprietário de açougue, o preço da carne suína voltou a subir neste mês, e o da carne bovina pode aumentar em outubro. O açougueiro acrescenta que os cortes mais comuns da dieta do brasileiro, que possuem preços mais acessíveis, não apresentaram grande alteração nos valores.

Igor relata que a queda dos preços não aumentou significativamente a venda de carnes em seu açougue, devido ao fato das peças que registraram a maior queda ainda serem mais caras que as demais. Ele ressalta que o consumo de carne está abaixo do esperado pelo mercado frigorífico há alguns meses.