Por:

Câmara aprova projeto que institui piso da enfermagem

Enfermeiras de Volta Redonda têm piso aprovado | Foto: PMVR

O pagamento do piso da enfermagem em Volta Redonda ainda está sem data definida, embora a Câmara Municipal tenha aprovado, em sessão nesta quinta-feira, dia 21, a abertura de crédito especial que cria a dotação do piso da enfermagem. Em tese, foi aprovado o projeto que institui o piso da categoria.

Cabe à prefeitura agora fazer o pagamento. Mas, a efetivação ainda não será feita de imediato. Isso porque o prefeito Antonio Francisco Neto afirmou que o valor enviado pelo governo federal - R$ 5, 3 milhões - ao município não é suficiente para efetuar o pagamento à categoria. A informação foi dada durante entrevista ao programa Dário de Paula.

Neto garantiu que o dinheiro da União não será usado para outros fins. A previsão dele é de que no próximo mês o pagamento seja feito. A prefeitura alega que uma inconsistência no cadastro dos profissionais no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) não atualizou o número real de profissionais que o município emprega.

O vereador Raone Ferreira, votou favorável ao projeto, e comemorou: "Um passo importante foi dado hoje na Câmara Municipal de Volta Redonda. Aprovação para a abertura de crédito especial, garantindo o pagamento do merecido piso salarial da enfermagem", disse Raone.

E completou: "Como filho de uma enfermeira incrível, não poderia estar mais feliz e orgulhoso dessa conquista que reconhece o valor dos nossos heróis da saúde".

O vereador Rodrigo Furtado também se posicionou favorável:

-É uma vitória para os enfermeiros. Defendo o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem para todos os profissionais da saúde, independente da forma de contratação - disse o vereador Rodrigo Furtado, ao final da sessão.