O deputado estadual Munir Neto (PSD) se reuniu nesta terça-feira (19) com o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Philipe Campello, com o gerente de Qualidade do Ar, Rafael Campos, e com o vereador Paulinho AP. O objetivo foi verificar o novo decreto estadual que regula a qualidade do ar no Estado, sancionado pelo vice-governador Thiago Pampolha, no início do mês.
O decreto cria um programa ambiental , que, segundo o Inea, precisa de 180 dias para ser estruturado e organizado junto aos órgãos fiscalizadores, com equipamentos adequados, novas ferramentas de divulgação, treinamento e adequação da legislação.
"O governo do estado está criando, através do Inea, um programa ambiental de excelência. Eles ainda estão em fase de estruturação, mas estão monitorando e fiscalizando energicamente a questão do "pó preto" da CSN. Tivemos a oportunidade de conhecer o site, que permite fazer o monitoramento do ar em tempo real. Esse pacote de medidas vai contribuir muito com a diminuição da poluição em Volta Redonda e outros municípios", destacou o parlamentar.
Munir solicitou ainda para Volta Redonda e o Sul Fluminense a execução do Programa Limpa Rio e celeridade na licença ambiental para obras em execução em Volta Redonda, principalmente as que são feitas em parceria com o Estado.