O trabalho realizado pela Secretaria de Saúde de Barra Mansa continua alcançando resultados expressivos. Por conta das ações desenvolvidas na prevenção da transmissão vertical do HIV - causador da AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) -, Barra Mansa enviou um relatório ao Ministério da Saúde e recebeu, em agosto, a visita de uma equipe técnica do órgão. Com a análise dessas informações, o município poderá obter ainda este ano a inédita Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV. No estado do Rio de Janeiro, apenas Barra Mansa e Petrópolis estão aptas para tal reconhecimento.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, a transmissão vertical (da mãe para o seu filho) é a principal via de infecção pelo HIV na população infantil. No Brasil, essa forma de transmissão tem sido responsável por cerca de 90% dos casos notificados de AIDS em menores de 13 anos. Estima-se que 15 a 30% das crianças nascidas de mães soropositivas para o HIV adquirem o vírus na gestação, durante o parto ou por meio da amamentação.
Em Barra Mansa, a prevenção da transmissão vertical do HIV é realizada pelo Programa de IST/AIDS, com atuações no Hospital da Mulher, nas unidades de Atenção Primária à Saúde, no Laboratório Municipal, entre outros dispositivos da rede municipal de saúde. Quando uma gestante tem o diagnóstico positivo, ela realiza o pré-natal de risco no Hospital da Mulher.