A Casa da Cultura de Paraty, inaugura, nesta sexta-feira, dia 23, a exposição "Para uma história cultural de Paraty: 1945-2019". A mostra de longa duração, aberta à visitação até 31 de março de 2024, apresenta uma visão abrangente e envolvente da cidade, destacando suas transformações ao longo de oito décadas do período de seu isolamento geográfico e quase esquecimento para a "redescoberta" como um patrimônio histórico, cultural e natural. Para o prefeito Luciano Vidal, a exposição é fundamental. "É a história da nossa cidade, escrita, falada e registrada pelas pessoas que aqui passaram, nasceram, vivem e compõem esse território excepcional, Patrimônio Mundial da UNESCO".
Conteúdo da exposição
Com curadoria de um coletivo da Casa da Cultura, patrocínio da Petrobras, e apoio da Fundação Roberto Marinho e da Prefeitura de Paraty, a exposição reúne uma coleção de fotografias, artefatos históricos e documentos que ilustram a vida cotidiana, a arquitetura, as festas locais e as mudanças sociais do período relatado em cada parte da exposição. Há ainda entrevistas com moradores, artistas, cineastas, escritores, historiadores.
Saneamento
Prefeitura, Governo do Estado e Águas de Paraty assinaram no último dia 15, termo para construção de estação de tratamento de esgoto. Mais de 15 mil pessoas serão beneficiadas com obras para expansão de esgotamento sanitário na área urbana.
Dança
A edição de 2023 da "Mostra Dança e Arte Paraty" acontece em comemoração aos 19 anos da Companhia Dança e Arte. O evento teve sua abertura no dia 22 e as principais atrações serão nos dias 23 a 25, em palco montado na Quadra da Matriz
Cinema
Cinema da Praça divulga programação para o fim de semana. As obras exibidas serão: "Gato de Botas 2: O último pedido", "M3gan", "Tom e Jerry o filme", "Império da Luz", "Homem Formiga e Vespa: Quantumania", "Sing 2" e "Tár".