Por: Arthur Ramos

Frio: Instituições promovem atos de caridade em VR

Grupo prepara refeição para moradores em situação de rua | Foto: Divulgação

Com o inverno chegando, diversos moradores de rua passam por situações ainda mais extremas de frio e fome e contam com a ajuda voluntária de instituições e cidadãos dispostos a fazerem o bem. Eles distribuem comida, agasalhos e cobertores para quem precisa.

A Igreja Universal em Volta Redonda é uma das instituições que ajuda os moradores de rua durante o ano, mas, principalmente, no inverno. Elisabete, de 49 anos, comentou sobre como é realizada essa ajuda aos moradores de rua pela igreja. "Nosso trabalho acontece tem mais de 30 anos e atendemos cerca de 30 pessoas, com o objetivo de levar a palavra de Deus para os mais necessitados, mas também ajudar, principalmente, com auxílio material e alimentício. Durante essa época do ano nós sempre buscamos parcerias para doações de cobertores e levamos alimentos quentes para eles", comentou.

Ela também falou sobre o sentimento que os moradores de rua ficam ao receberem o auxílio, além de mostrar como a igreja pode melhorar o atendimento ainda mais. "Eles se sentem acolhidos, pedem oração e são gratos sempre. Inclusive nós sempre estamos precisando de doações e pretendemos procurar empresas para conseguir esse auxílio".

Mais ajuda

Essas ações também são realizadas por pessoas sem o amparo de alguma instituição. Como é o caso de Jean Hugo, de 33 anos, que ajuda sempre que possível. "Eu realizo essas ações filantrópicas há muito tempo, normalmente publico nas minhas redes sociais pedindo doações e reúno um grupo de amigos para distribuirmos alimentos e agasalhos durante o frio. Por ser DJ eu consigo ter uma rede de conhecidos bem grande e assim nós conseguimos bastante voluntários para ajudar os necessitados", explicou Jean.

O DJ também frisou a recepção dos moradores de rua em relação a ajuda deles: "Normalmente são pessoas que não vão para os albergues disponibilizados pela prefeitura por conta de diversos fatores externos, então, eles se sentem muito agradecidos quando são auxiliados com comida e agasalhos".

Algumas instituições, mesmo que o foco seja outra vertente dos necessitados, ajuda os moradores quando é pedido. O centro espírita A Caminho da Luz é um grande exemplo disso. O local auxilia três comunidades carentes, mas, quando desabrigados vão até o local pedindo roupa e comida sempre são bem recebidos. "Sempre acontece de um morador de rua bater em nossa porta pedido auxílio e estamos sempre à disposição para ajudar", comentou uma funcionária do centro.

Está sendo realizada também a campanha solidária de inverno da Estácio de Volta Redonda em prol da população em situação de rua da cidade. Todas os cidadãos podem ajudar doando roupas de frio. A entrega deverá ser feita na secretaria da Estácio Volta Redonda (Rua 24, nº 236, no bairro Vila Santa Cecília, anexo ao Colégio Batista), de segunda à sexta-feira, das 12h às 20h.

*Com supervisão de Roberta Caulo