Por Ana Luiza Rossi
O plano de saúde LIV tem sido alvo de críticas e insatisfação por parte dos usuários em Volta Redonda e Barra Mansa. Diversas pessoas, especialmente trabalhadores e aposentados da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), têm relatado problemas recorrentes, incluindo demora para atendimento hospitalar, dificuldades para marcação de exames e consultas, além de questões relacionadas à utilização do aplicativo do plano. Outro fator é a redução de médicos e clínicas conveniados, que limita as opções de escolha e prejudica a experiência dos beneficiários.
Um dos principais pontos diz respeito à demora para o atendimento no hospital conveniado, o Santa Cecília, em Volta Redonda, com longas esperas em necessidade de avaliação médica. A estudante Isabele Moreira possui direito ao plano pelo fato de o pai ser funcionário da CSN. Ela relata que ficou horas para ser atendida tanto na emergência quanto em consultas com horas marcadas. "Esse negócio de 'Meu Doutor' [aplicativo do plano] só piorou tudo... tem vários especialistas que temos que ir no clínico antes só pra pedir uma guia pra consultar. Depois do retorno, temos que ir no clínico, pedir outra guia pra ir de novo e continuar o acompanhamento", comenta.
Quem enfrentou o mesmo problema foi Gabrielly Matos, também estudante, que passou por um processo de alergia medicamentosa que se manifestou na pele. "A [médica] clínica disse que precisava ir no dermatologista, mas não pude ir direto nele. Precisei passar no pronto socorro pra poder marcar, sendo que era uma emergência e meu quadro só piorando. Agendei quando peguei a guia, fizeram a autorização, mas tive que esperar uma semana porque só tinha vaga na outra semana", relatou.
A central de autorizações do plano também é alvo de críticas. Usuários reclamam que todo exame é necessário obter a devida autorização para procedimentos médicos, o que implica em um processo burocrático e demorado. De acordo com a avaliação de uma usuária na internet, Maria Damiana Bastos, "tudo precisa autorizar e ainda demora dias. Como se não bastasse a demora pra ser atendido, você perde a manhã inteira"., disse. Ela chega a comparar a qualidade do plano de saúde LIV, que é particular, com o atendimento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A operadora do plano LIV Saúde foi procurada pelo Correio Sul Fluminense, mas não respondeu.