União reconhece situação de emergência em Cordeiro

Atingidos pelas chuvas podem solicitar auxílio monetário

Por

Erosão causada pelas chuvas na estrada que liga Cordeiro ao distrito de Monnerat

Por Leandra Lima

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu na última quarta-feira (29), a situação de emergência nas áreas afetadas pelo desastre causados pelas chuvas de dezembro de 2024, no município de Cordeiro, situado na Região Serrana do Rio de Janeiro. A identificação veio após o município decretar por meio do protocolo Nº 159/2024, situação anormal, caracterizada como emergencial após levantar os locais mais prejudicados pela catástrofe.

Segundo a Defesa Civil Municipal, as fortes chuvas tiveram início às 16:30 do dia 28 de dezembro de 2024, sendo calculado um volume de água pluvial de 57.81 mm. As consequências desse fator foram diversas, provocando deslizamento de terra, alagamentos e enxurradas. O cenário levou o Poder Executivo a se inscrever no 'Formulário de Informações do Desastre (FIDE)', descrevendo as áreas, a população, e as instâncias afetadas.

Auxílio

Com o reconhecimento do MIDR, Cordeiro passa a ser habilitado a receber diversos auxílios direcionados à cidade, para diminuir os impactos da tragédia. Nesse sentido, a Caixa Econômica Federal liberou o "Saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) Calamidade", para os trabalhadores. A solicitação está liberada e pode ser realizada por meio do aplicativo FGTS. Segundo a Instituição os moradores podem aderir o benefício até 29 de abril, além disso foi informado que é necessário possuir saldo na conta do fundo, outra ressalva é não ter solicitado o benefício pelo mesmo motivo, num período de 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada.

Outro benefício disponível é direcionado aos agricultores e produtores rurais que tiveram prejuízos. Esse pode ser acionado através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Segundo a Prefeitura Municipal o programa permite a renegociação de dívidas junto a agentes financeiros e o acionamento do seguro de custeio contratado no âmbito do PRONAF.