União reconhece situação de emergência em Cordeiro
Atingidos pelas chuvas podem solicitar auxílio monetário
Por Leandra Lima
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu na última quarta-feira (29), a situação de emergência nas áreas afetadas pelo desastre causados pelas chuvas de dezembro de 2024, no município de Cordeiro, situado na Região Serrana do Rio de Janeiro. A identificação veio após o município decretar por meio do protocolo Nº 159/2024, situação anormal, caracterizada como emergencial após levantar os locais mais prejudicados pela catástrofe.
Segundo a Defesa Civil Municipal, as fortes chuvas tiveram início às 16:30 do dia 28 de dezembro de 2024, sendo calculado um volume de água pluvial de 57.81 mm. As consequências desse fator foram diversas, provocando deslizamento de terra, alagamentos e enxurradas. O cenário levou o Poder Executivo a se inscrever no 'Formulário de Informações do Desastre (FIDE)', descrevendo as áreas, a população, e as instâncias afetadas.
Auxílio
Com o reconhecimento do MIDR, Cordeiro passa a ser habilitado a receber diversos auxílios direcionados à cidade, para diminuir os impactos da tragédia. Nesse sentido, a Caixa Econômica Federal liberou o "Saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) Calamidade", para os trabalhadores. A solicitação está liberada e pode ser realizada por meio do aplicativo FGTS. Segundo a Instituição os moradores podem aderir o benefício até 29 de abril, além disso foi informado que é necessário possuir saldo na conta do fundo, outra ressalva é não ter solicitado o benefício pelo mesmo motivo, num período de 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada.
Outro benefício disponível é direcionado aos agricultores e produtores rurais que tiveram prejuízos. Esse pode ser acionado através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Segundo a Prefeitura Municipal o programa permite a renegociação de dívidas junto a agentes financeiros e o acionamento do seguro de custeio contratado no âmbito do PRONAF.