Por: Redação

Cine da Enel Rio promove sessões especiais gratuitas para as crianças

Sessões gratuitas acontecem em Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara e Paraty | Foto: Enel Rio

Em ritmo de férias escolares, o Cine , uma parceria da Enel Distribuição Rio com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas e o Instituto BR, recebe uma programação voltada para as crianças ao longo deste mês. Nos dias 18 (sábado), 19 (domingo), 25 e 26, sempre às 18h, as salas públicas da rede das cidades de Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara e Paraty vão promover sessões especiais e gratuitas com filmes infantis. A agenda completa está disponível no perfil oficial do projeto do Instagram, o @redecinemais.

As salas de cinema do Cine estão em seis municípios do estado do Rio de Janeiro: Areal, Casimiro de Abreu, Itaocara, Guapimirim, Maricá e Paraty. Com uma programação de filmes renovada periodicamente, o projeto também promove capacitações técnica e artística, através de cursos e oficinas gratuitos para jovens. Todos os cursos seguem um programa educativo com base na Agenda 2030 da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e tem como objetivo estimular o ensino utilizando as ferramentas de audiovisual. "O Cine não é só uma iniciativa que leva o cinema para localidades que não possuem grandes redes. Também leva educação e ajuda a desenvolver talentos. E agora, com as férias escolares, também se consolida como um espaço de entretenimento para as famílias", conta Leonardo Soares, responsável por Sustentabilidade na Enel Distribuição Rio.

Para Ingrid Ferreira, diretora da rede Cine , as sessões especiais de férias confirmam a capacidade plural do projeto e são uma demonstração dos planos ambiciosos para o ano que começa. "Em 2025, a rede Cine se fortalece, renovando a sua potência como uma sala multiuso para além do cinema, recebendo palestras, eventos, apresentações musicais e teatrais e as famílias em momentos de lazer", comenta. Com pouco mais de dois anos de funcionamento, o Cine já impactou a vida de mais de 200 mil pessoas com capacitações profissionais e sessões ofertadas para alunos de escolas municipais e moradores locais.