Em estado crítico, Hemonúcleo de Teresópolis pede doação
Entre os oitos tipos sanguíneos, três se encontram com o estoque estabilizado e cinco estão em estado crítico
O Hemonúcleo de Teresópolis está com os estoques de sangue abaixo do necessário para atender as demandas normais e possíveis emergências. Entre os oitos tipos sanguíneos, três se encontram com o estoque estabilizado, sendo eles: A ; B e AB . Já os cinco restantes: A-; B-, AB-; O e O-, estão em estado crítico, com os valores abaixo da estimativa, sendo que o tipo "O" nas duas classificações é uma das mais requisitadas para atuar em emergências, por conta de ser doador universal, ou seja, ele contém anticorpos A e B, podendo ser utilizado em todos os tipos sanguíneos. Por essa razão a recomendação é que cada Hemonúcleo possua no mínimo um estoque de 50% desse tipo.
Com a situação a prefeitura por meio das redes sociais está incentivando a população a doar. Na mini campanha o órgão ressalta que a atitude pode ajudar a salvar vidas. O hemonúcleo tem a capacidade de coleta diária de cerca de 40 a 70 bolsas de sangue, e estimativa de até 1.200 bolsas coletadas por mês. O espaço fica localizado na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, e funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h.
O que é preciso para doar e quem pode?
Para doar sangue é preciso levar um documento de identificação com foto, podendo ser: RG, CNH, Carteira de Trabalho, entre outros. Ter idade entre 16 a 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde, ir alimentado sendo recomendável evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Pessoas com todos os tipos sanguíneos podem comparecer para doar, porém em alguns casos devem ter atenção, como por exemplo, para quem fez tatuagens recente, a diretriz é esperar por um período de 1 ano até que possa doar novamente, já para as pessoas que fizeram colonoscopia e endoscopia é conveniente aguardar um período de 6 meses.
Restrições
São restritos à doação indivíduos que possuem doenças infectocontagiosas que são transmitidas através do sangue como, AIDS, Hepatite, Sífilis, Malária, doença de Chagas e outras dessa categoria. Além disso, pessoas que têm histórico de problemas renais, que possuem diabetes ou doenças autoimunes, e usuários de substâncias ilícitas também são limitados a praticar a ação.
