Por: Gabriel Rattes

Três Rios reelege metade dos vereadores

Câmara Municipal de Três Rios | Foto: Ana Paula Caneda / TV Correio da Manhã

Das 15 vagas do legislativo de Três Rios, oito serão ocupadas por vereadores reeleitos. São eles: Professor Muriçoca (PRD), com 1.352 votos; Jonas Dico (PODE), com 1.213; Professor Flávio (Republicanos) - 1.097; Bia Bogossian (PSD) - 1.072; Clarinha (União) - 874; Pastor Vanderson Travassos (NOVO) - 843; Erquinho Professor (AVANTE) - 796; e Tonico Coelho (MOBILIZA), com 688 votos. Os outros vereadores eleitos foram: Miúdo (PRD); Delsinho da Caixa D'Água (Republicanos); Zimar da Dengue (PL); Ildo Inês (União); Rafael Silva (PSD); Luiz Alberto (Solidariedade); e Careca do Projeto (PDT). Dos novos nomes, Zimar da Dengue e Luiz Alberto já ocuparam o cargo de vereador em outras gestões e estão retornando à Casa.

Outro destaque, é que a Casa Legislativa que, antes contava com quatro mulheres, só elegeu duas nessa nova formação, as vereadoras reeleitas Bia Bogossian e Clarinha.

Novos nomes

Miúdo (PRD) - Sebastião Dias é casado, tem 60 anos, e é natural de Três Rios. É operador de pavimentadora e mora no bairro de Pilões há 45 anos. É conhecido na região por ter sido motorista de ambulância por 11 anos. Miúdo foi eleito com 901 votos, das caras novas no legislativo foi o que conseguiu a maior quantidade de eleitores.

Delsinho da Caixa D'Água (Republicanos) - Delson Luis Ramos é casado, tem 45 anos, e é funcionário público de Três Rios há 11 anos. Recentemente foi coordenador na Secretaria de Drenagem Urbana. Foi eleito em 2024 para vereador com 852 votos.

Zimar da Dengue (PL) - Josimar Ribeiro Alves é casado, tem 49 anos, e é natural de Três Rios. Zimar é agente endêmico da dengue há mais de 25 anos e já foi eleito vereador por três mandatos consecutivos (2008, 2012 e 2016). Também se candidatou no ano de 2020 pelo partido Avante, foi o quinto candidato mais votado, mas não conseguiu se eleger devido a legenda do partido.

Ildo Inês (UNIÃO) - Ildo Inês de Sousa é casado, tem 79 anos, é natural de Comendador Levy Gasparian (RJ). É fiscal aposentado da Receita Federal de Minas Gerais. É a primeira candidatura de Ildo, que conseguiu se eleger com 782 votos.

Rafael Silva (PSD) - Rafael Silva Souza é solteiro, tem 41 anos, e é de Três Rios. É administrador e empresário. Foi eleito vereador com 703 votos.

Luiz Alberto (Solidariedade) - Luiz Alberto Barbosa é casado, tem 59 anos, e é professor. Luiz já ocupou o cargo de vereador, eleito em 2016 como o mais votado. Em 2020, tentou a candidatura a prefeito, mas não foi eleito, mas ocupou o cargo de Secretário de Saúde. Agora, em 2025 retorna ao legislativo da cidade após receber 688 votos.

Careca do Projeto (PDT) - Carlos José Alves é casado, tem 59 anos, é natural de Três Rios, e é policial reformado. Possui um projeto que, há quatro anos, estimula a prática esportiva para crianças e adolescentes. Careca foi eleito vereador em 2024 com 640 votos válidos. Já havia tentado a candidatura em 2020, pelo partido Solidariedade, mas ficou como suplente.