Com o intuito de estimular as práticas culturais e uma organização ativista dos moradores, a Neoenergia construiu um espaço cultural para a comunidade quilombola Boa Esperança, localizada na zona rural de Areal. A inauguração do Espaço Manoel Miquilina da Costa Barboza aconteceu no último domingo (29).
A construção do Espaço Cultural começou em junho de 2024. Desde o início, a comunidade foi envolvida no projeto, como na definição do local. O espaço tem cerca de 140 m ² de construção, três salas, banheiros, cozinha e contará com biblioteca, sala de leitura e espaço para a implantação de um mini museu sobre a história da comunidade.
Para a formação da biblioteca, foi realizado um levantamento de livros de autores majoritariamente negros para o público infantil, infantojuvenil e adultos, de diversos gêneros literários e afro-brasileiros. Foi apresentada e entregue uma planilha contendo a curadoria das obras selecionadas, com uma breve apresentação dos autores e a descrição resumida desses livros para validação da comunidade. Após a validação, foi realizada a compra dos livros. A Neoenergia doou mais de 100 livros que irão compor o acervo da biblioteca.