Por:

TERESOPOLITANAS: Projeto-piloto de gestão de riscos é apresentado no G20

Projeto visa gestão de riscos de desastres na região | Foto: Divulgação

Os secretários de Saúde de Teresópolis, Drª Clarissa Rippel, e de Defesa Civil, cel. Albert de Andrade, participaram do evento do G20 'Saúde - Inovação e Inteligência Artificial Aplicada na Saúde', no Rio de Janeiro, na última quinta-feira (26), organizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). Os secretários integraram o Painel 'O Papel da Atenção Primária à Saúde na Gestão dos Riscos de Desastres', juntamente com representantes do governo do estado, com a moderação da secretária de estado de Saúde, Cláudia Mello.

 

Projeto I

Na ocasião, foi apresentado o vídeo sobre o projeto-piloto 'Exercício Simulado- Atenção Primária à Saúde - Ações contra as mudanças climáticas', desenvolvido pela SES-RJ, em parceria com Teresópolis.

Projetos II

No programa os 'Agentes Comunitários de Saúde (ACS)' são treinados para mapear áreas suscetíveis a desastres naturais, a fim de localizar moradores acamados, amputados e com dificuldade de mobilidade.

Projeto III

O objetivo da força-tarefa é a remoção antecipada destas pessoas, moradoras em áreas vulneráveis, seis horas antes da ocorrência de eventos extremos, que são monitorados pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS).

Projeto IV

A Secretaria M. de Defesa Civil fará a mobilização logística de viaturas, equipamentos e materiais para o deslocamento das pessoas com dificuldades de locomoção para locais seguros e previamente determinados.