Com as eleições municipais se aproximando, o Correio Serrano realiza uma série de entrevistas exclusivas com os candidatos às prefeituras de cidades da Região Serrana. Nesta edição, Patrick do NOVO (NOVO) candidato à Prefeitura de Nova Friburgo compartilha suas principais propostas para enfrentar os desafios do município, abordando temas essenciais para os friburguenses. A entrevista completa com o candidato está disponível no site jornalcorreioserrano.com.br.
Patrick Jerusalmi tem 35 anos, é policial rodoviário federal e advogado. Nascido e criado em Nova Friburgo, ele aposta na eficiência e transparência como os pilares de sua candidatura. Seu vice na chapa é Leonardo de Castro.
Saúde
Patrick propõe um pente fino em todas as unidades de saúde do município, buscando identificar áreas que precisam de reforma e materiais necessários para melhorar o atendimento. A digitalização da saúde, com prontuários online, será uma prioridade, assim como o pagamento do piso salarial da enfermagem e a implementação de um plano de cargos e salários.
Entre as propostas, destaca-se a criação de um serviço de atendimento médico virtual para desafogar os postos de saúde. Outra medida é a criação dos "pontos de cuidado", com serviços ambulatoriais e exames com resultado instantâneo. Patrick também quer levar equipes médicas para as escolas e fortalecer o controle de medicamentos, tudo disponível no Portal da Transparência.
Transporte e Mobilidade Urbana
Patrick pretende enfrentar os desafios de mobilidade em Nova Friburgo com a construção de rotas alternativas ao Paissandu, incluindo duas novas pontes para desviar o fluxo de veículos e aliviar o trânsito na rotatória. Outra proposta é a criação de faixas exclusivas para motocicletas, com o objetivo de reduzir os acidentes envolvendo motos.
Ele também defende a implementação de uma regra de "parada permitida à direita no sinal vermelho" em cruzamentos estratégicos, medida que ele afirma poder reduzir o trânsito em 25%. Além disso, propõe flexibilizar o horário do comércio para minimizar os congestionamentos durante os horários de pico.
Economia
Com foco em desburocratização, Patrick quer colocar Nova Friburgo como referência em abertura de empresas, simplificando processos e reduzindo ao máximo a carga tributária municipal. Ele também planeja asfaltar as estradas rurais para melhorar o escoamento da produção agrícola.
O candidato defende a isenção de alvarás para diversas atividades econômicas e a simplificação do Código Tributário Municipal, com pagamento de tributos de forma online, beneficiando diretamente o setor empresarial e fortalecendo o desenvolvimento econômico local.
Turismo
Para impulsionar o turismo, Patrick quer instalar portais nas entradas da cidade, dando as boas-vindas aos visitantes com sugestões de atividades locais. Ele também propõe a concessão dos parques de Nova Friburgo à iniciativa privada, com trilhas organizadas, bares e restaurantes, sempre priorizando a preservação ambiental.
Além disso, ele pretende reduzir a burocracia e os impostos do setor hoteleiro, tornando os preços mais competitivos para atrair turistas. Outra proposta é conceder imóveis abandonados pela prefeitura à iniciativa privada, transformando-os em centros de lazer e cultura, como museus e teatros.
Prevenção de tragédias
Visando evitar tragédias naturais, Patrick sugere a colocação de redes nos bueiros da cidade, como é feito em Maringá (PR), para impedir o acúmulo de lixo e reduzir alagamentos. Ele também propõe o uso de asfalto permeável nas ruas para melhorar a absorção de água e impedir inundações.