Por: Redação

Trade turístico da Região Serrana debate estratégias de negócio

Dedo de Deus em Teresópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro | Foto: Divulgação/Ascom PMT

Acontece nesta terça-feira, 24, o "Negócios e Turismo", que reúne os conventions bureaux de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim. Nesta terceira edição, na Granja Brasil, em Petrópolis, o foco estará em como os títulos de "capital" das cidades da Serra Verde Imperial podem ser usados como estratégias para fortalecer o turismo na região. O encontro, já com lotação esgotada, busca traçar caminhos para aumentar a visibilidade e atratividade da região para visitantes de todo o Brasil.

O evento contará com a participação de importantes nomes dentro dos segmentos de "capital" de cada cidade, como Marco Aurélio Lischt, maestro do Coral dos Canarinhos de Petrópolis; Rodrigo Paiva, presidente da AssociEventos; Denise Fiorini, presidente da Associação da Rua Teresa; Paulo Aguinaga, pioneiro no plantio orgânico; Ana Cláudia Pampillón, coordenadora da Rota Cervejeira RJ; Henrique Silva, subsecretário de Turismo de Teresópolis; Julianna Rocha, especialista em Turismo Rural e Edson Almeida Biá, presidente do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau.

Com palestras, painéis de discussão e uma rodada de negócios, o evento vai culminar com um plano de ação voltado à maximização do potencial turístico das cidades. O presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir el Ghaoui, enfatiza a relevância do encontro de trabalho: "Este é um momento para unirmos forças e mostrar que a Região Serrana tem um leque completo de atrações para todos os gostos, desde a rica história até o turismo de aventura e a natureza exuberante". O evento é realizado em parceria com o Sebrae, a Federação dos Conventions e Visitors Bureau do Estado do Rio, a Serra Verde Imperial, e o Centro de Convenções Granja Brasil, com apoio da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro.

Petrópolis, conhecida como "Cidade Imperial" e "Capital Estadual da Cerveja", é também referência no canto coral, casamento, moda e produtos orgânicos. A cidade atrai turistas pela sua combinação única de história e gastronomia. Já Teresópolis, "Capital Nacional do Montanhismo" e "Capital Estadual do Lúpulo", se destaca pelas atividades ao ar livre e produção de cerveja artesanal. Nova Friburgo, com o título de "Capital Nacional da Moda Íntima" e "Suíça Brasileira", é famosa por seu clima europeu e belezas naturais. Guapimirim, com grande parte de seu território em áreas de proteção ambiental, é um refúgio para o ecoturismo.