Por: Redação

Arealenses celebram primeiro aniversário do Conjunto Carmen Portinho com festa

Comemoração com moradores teve feijoada, com direito a bolo e parabéns | Foto: Uanderson Fernandes

O dia 28 de agosto possui um significado especial para o município de Areal: foi nesta data, em 2023, que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehis), entregou as chaves da casa própria a 153 famílias do Conjunto Carmen Portinho. Na data, na última quarta-feira (28), os moradores celebraram o primeiro aniversário do condomínio com uma grande feijoada.

O secretário de Estado de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire, participou da comemoração e destacou a importância do empreendimento para a população arealense.

"As moradias foram entregues para cidadãos que ficaram desabrigadas por causa das chuvas na Região Serrana, então viabilizar a ocupação do conjunto foi uma conquista histórica para a região. São 153 famílias que estão desfrutando de uma realidade repleta de dignidade, conforto e segurança desde o dia 28 de agosto de 2023 e hoje estamos aqui para celebrar essa vitória", afirma Dauaire.

Para festejar o primeiro aniversário do Conjunto Carmen Portinho, os moradores e uma equipe da Sehis participaram de uma feijoada. A arealense Marilene Morelli aproveitou a festa para compartilhar sua alegria com a casa nova.

"Nos últimos 12 meses, vivi o meu grande sonho. Desde agosto do ano passado, posso colocar a cabeça no travesseiro e realmente descansar. Minha casinha é segura, aconchegante e já está decorada do jeito que eu gosto. Já vivi muitos momentos especiais aqui e sei que continuarei sendo feliz. Nada como uma bela feijoada para comemorar o primeiro aniversário da realização do nosso sonho", aponta a moradora, que era uma das mais animadas na hora de cantar parabéns para o conjunto.

Moradias entregues há um ano

Para viabilizar a ocupação do Conjunto Carmen Portinho, o Governo do Estado investiu mais de R$ 5,4 milhões no projeto de urbanização das casas, que tinham ficado prontas em gestões anteriores, mas que não foram ocupadas pela falta de infraestrutura.

Cada casa possui dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço com tanque na parte externa. No condomínio há ainda um parque infantil e espaço de convivência para os moradores. Para entregar as unidades, o Governo do Estado realizou obras de contenção de encostas, drenagem e pavimentação do acesso, assim como a construção de dois reservatórios de água e uma estação de tratamento de esgoto. A reforma de unidades depredadas e adaptações para portadores de necessidades especiais também fizeram parte das últimas intervenções.