Data importante para o setor varejista, o Dia dos Pais está chegando: segundo domingo de agosto, dia 11. Já na preparação, as lojas estão investindo em decoração e promoções típicas para essa época do ano. Segundo o Sicomércio Petrópolis, considerando a estimativa nacional, o comércio varejista deve constatar um aumento significativo nas vendas.
Projeção da Confederação Nacional do Comércio (CNC) afirma que o setor do comércio espera movimentar R$ 7,7 bilhões em vendas. Para a associação, a data representa o quarto dia comemorativo mais importante na movimentação financeira.
"É importante principalmente porque aproveita a época de liquidação de inverno, com preços mais acessíveis e lançamentos específicos para a comemoração. A expectativa é positiva, com cerca de 5% de aumento nas vendas até a véspera", afirma o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini.
Sondagem feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) revelou que o Dia dos Pais deve movimentar R$ 247,04 milhões na economia fluminense, com gasto médio de R$ 153,28 por pessoa. A pesquisa foi feita entre os dias 05 e 09 de julho, e contou com a participação de 981 consumidores.
Entre os produtos mais procurados pelos consultados estão roupas, com 45,7%; perfumes ou cosméticos, com 14,5%; calçados ou acessórios, com 12,9%; joias ou relógios, com 5,1%; smartphones, com 2,3%, livros ou e-books, com 0,5%; e televisão, com 0,5%. Cerca de 4,6% dos entrevistados devem dar mais de um presente.
As lojas físicas seguem liderando na preferência dos consumidores, com 67,8%, seguidas pelas virtuais (19,8%) e os que pretendem comprar em ambas (10,4%).
Roupas como preferência
"A Rua Teresa aproveita essa época em que muitos estão em busca de presentes para oferecer opções diferenciadas. Algumas lojas já estão dando destaque para as peças da Primavera, mas há também as peças clássicas, como blusas, casacos, calças, meias e pijamas, preferência para quem está em busca do presente perfeito", explica a presidente da ARTE - Associação da Rua Teresa, Denise Fiorini.
A dica é conferir as redes sociais das marcas preferidas para conhecer as promoções e novidades. No caso da Rua Teresa, o Instagram oficial traz dicas, a programação da rua e diferenciais das lojas.