Por: Vinicius Barros - PETR

Prefeitura de Teresópolis repudia ataques contra primeira-dama Paula Claussen

Post das redes sociais do Prefeito Claussen | Foto: Redes Sociais/Reproduções

Por Vinicius Barros

Um recente episódio em Teresópolis causou indignação na comunidade local. O apresentador Sérgio Mauro dirigiu um comentário ofensivo à primeira-dama Paula Claussen, levantando debates sobre respeito e dignidade, especialmente no cenário político e social.
Próximo ao final do programa Serginho Mauro na TV, transmitido no dia 22 de abril, o radialista Sérgio Mauro criticou a concessão à Águas da Imperatriz e ao prefeito Vinicius Claussen, e disse: “Tem algo aí que não cheira bem? Vai ver, tá faltando água na mansão e a primeira-dama não deve estar lavando as partes íntimas como deveria”.

O prefeito Vinicius Claussen condenou veementemente as declarações de Mauro, prometendo medidas legais contra ele e o canal TerêTV, em defesa dos direitos das mulheres.

“A violência contra a mulher, infelizmente, não tem data e nem local para acontecer. Mas tampouco podemos normalizar e admitir que casos como esse continuem ocorrendo. Em respeito a todas as mulheres da sociedade, e principalmente a minha esposa, repúdio e rechaço qualquer tipo de violência contra a mulher. Atos que ferem e denigrem a imagem e integridade de uma mulher são inadmissíveis,” afirmou o Prefeito Vinicius Claussen.

A Prefeitura de Teresópolis enviou uma carta de repúdio à fala do apresentador ao presidente da Câmara Municipal Leonardo Vasconcellos e à responsável pela Procuradoria Geral da Mulher, vereadora Erika Marra, e reiterou seu compromisso com o respeito às mulheres e condenou qualquer forma de preconceito ou violência (confira abaixo a carta na íntegra).

A Secretária dos Direitos da Mulher, Iracema Toledo, que também assina a carta endereçada à Câmara de Vereadores, disse que é preciso, cada vez mais, unir forças para combater todas as formas de violências, seja ela física ou psicológica, sexual ou moral, em quaisquer ambientes, e postular para que os agressores sejam devidamente punidos na forma da lei. Diante de tamanho desserviço a sociedade, repudio, de forma veemente, essa fala ofensiva na certeza de que a justiça será feita, assim como da continuidade do combate às violências contra a mulher”, pontuou Iracema.

O pré-candidato a prefeito, Alex Castellar, também repudiou as agressões verbais, expressando solidariedade à primeira-dama e às mulheres em geral. O apoio da comunidade destacou a importância de combater a violência verbal contra as mulheres. O vereador Amós Laurindo lamentou a agressão verbal à primeira-dama, ressaltando a necessidade da luta pela igualdade de gênero.

Resposta do Apresentador

Sérgio Mauro, mas em resposta às críticas, disse por meio das redes sociais que sua intenção não foi ofender ninguém, destacando seu respeito pelas mulheres. Ele argumentou que seu comentário visava à representação pública e não à pessoa em si. Solicitando que as pessoas não usassem de divulgação vídeos editados, que distorciam suas palavras. Ressaltou seu respeito pelas mulheres em todos os contextos e enfatizando novamente no vídeo, que sua intenção não era ofender.


Carta de Repúdio


‘Nota de Repúdio à Agressão à Primeira-Dama de Teresópolis

Nós, cidadãos de Teresópolis e defensores dos direitos das mulheres, repudiamos veementemente as declarações deprimentes e abomináveis proferidas pelo político e apresentador da Terê TV, Sérgio Mauro, contra a Primeira-Dama Paula Schutte Claussen. Tais comentários denigrem sua imagem e integridade, perpetuando a violência moral contra as mulheres.

É inadmissível que, em pleno século XXI, em uma sociedade que busca incessantemente por igualdade e respeito, ainda nos deparamos com comentários misóginos e desrespeitosos que desvalorizam a mulher e sua dignidade.

Nos preocupa o fato de que o referido apresentador seja pré-candidato a vereador em Teresópolis (União Brasil), colecionando processos na justiça e mesmo assim pleiteando uma posição de tamanha relevância para o município.

Este caso não apenas ofende a Primeira-Dama, mas atinge todas as mulheres, ferindo a autonomia, liberdade e direito à integridade física e moral de cada cidadã teresopolitana. Esse tipo de discurso perpetua estereótipos ultrapassados e alimenta uma cultura de desrespeito e violência contra as mulheres.

Portanto, manifestamos nosso repúdio absoluto às palavras do apresentador Sérgio Mauro e também ao canal de televisão, Terê TV, que há anos atacam com injúrias, calúnias e difamação a figura do Prefeito Municipal e de sua família.

Exigimos que medidas sejam tomadas pelo canal de TV, pelo seu partido e pela Câmara Municipal de Teresópolis.

Esta nota é assinada pelo Prefeito de Teresópolis e pela Secretária Municipal dos Direitos da Mulher, em solidariedade à Primeira-Dama e em defesa da dignidade e respeito às mulheres em nossa comunidade.

Não podemos mais tolerar a perpetuação de estereótipos e preconceitos que ferem a dignidade e integridade das mulheres. Devemos nos unir na luta pela igualdade de gênero e pelo respeito aos direitos das mulheres”.