Por: Leandra Lima - PETR

Alunos do projeto Herói Mirim visitam órgãos da Prefeitura de Friburgo

Pauta para o desenvolvimento infanto-juvenil | Foto: Reprodução/ redes Sociais

Por Isabella Rodrigues*

No último sábado (20), os alunos do projeto Herói Mirim foram recebidos em dois importantes setores da Prefeitura de Nova Friburgo. A visita, sob a coordenação do instrutor bombeiro civil Tiago Miguel, foi promovida pela iniciativa privada e proporcionou aos jovens uma experiência enriquecedora e educativa.

A primeira parada da excursão foi na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), setor da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu). Com a orientação do subsecretário Luan Cordeiro, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto as viaturas, equipamentos e agentes da GCM. Além disso, receberam instruções detalhadas sobre as atribuições e o funcionamento da guarda. Uma parte especial da visita foi o encontro com o cão Pantera, um membro do Grupamento de Operações com Cães da GCM.

Em seguida, os jovens foram conduzidos a uma segunda etapa da visita, desta vez, ao programa Cidade Inteligente, órgão da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. A Guarda também desempenha um papel fundamental nos sistemas de monitoramento, e os alunos foram recebidos pela plantonista Juliana Maria de Lira. E também receberam informações sobre a atuação do Cidade Inteligente na segurança municipal, tendo uma visão mais ampla e aprofundada desse setor.

Sobre o projeto

O projeto visa abordar uma variedade de temas importantes para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Como por exemplo, noções de prevenção contra incêndios, primeiros socorros, acidentes de trânsito, além da conscientização sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas, princípios de higiene e prevenção de doenças, entre outros aspectos relevantes.

O curso é desenvolvido ao longo do ano letivo, com encontros semanais planejados. Essas atividades podem ocorrer aos sábados ou durante a semana, em horários que não conflitem com as atividades escolares. Na primeira etapa, os participantes recebem informações básicas e estabelecem vínculos com o projeto e seus colaboradores. Ao completar esta fase inicial, passam a participar das atividades mais aprofundadas.

Podem participar crianças e adolescentes com idades entre 6 e 14 anos, desde que autorizados pelos responsáveis legais e estejam regularmente matriculados no ensino fundamental ou médio. E além de Nova Friburgo e outras cidades do Rio de Janeiro, o projeto abrange diversos estados do Brasil.

*Estagiária