Por:

Linha Verde lança campanha Disque Balão

Por Laís Lima*

O Disque Denúncia do Rio de Janeiro iniciou nesta semana uma campanha para incentivar as denúncias sobre a comercialização e a soltura de balões. A 26ª edição do Disque Balão faz parte do programa Linha Verde, canal específico de crimes ambientais.

No ano passado, o Linha Verde cadastrou 116 denúncias envolvendo comercialização, fabricação e solturas de balões, 68% a mais do que no ano de 2022. Com auxílio de denúncias, o comando de Polícia Ambiental e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente apreenderam pelo menos 315 balões, além de buchas, lanternas, bocas de balão e fogos de artifício.

Segundo o Disque Denúncia, essa é a época onde as práticas tendem aumentar devido às homenagens a São Jorge no dia 23 de abril, o Dia das Mães, na segunda semana do mês de maio, e posteriormente as festa juninas.

Neste ano, em seis municípios do estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Magé, Maricá e Nova Friburgo registraram 25 denúncias. A prática de soltar balões é crime, e a pena para quem for identificado confeccionando, comercializando ou soltando balões é de 1 a 3 anos de detenção .

A população pode denunciar a prática de soltura de balões ao Linha Verde, através do telefone (21)2253-1177 e 0300 253 1177 ou então pelo app "Disque Denúncia RJ".

Estagiária*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.