Por: Leandra Lima - PETR

Inovação Tecnológica na Defesa Civil de Teresópolis

A iniciativa visa impulsionar a inovação e a eficácia dos serviços públicos | Foto: Ascom/Teresópolis

Em Teresópolis, o programa SandBox InovaTerê, uma iniciativa que visa impulsionar a inovação e a eficácia dos serviços públicos na cidade, também tem contribuído para a resiliência em relação à prevenção de desastres climáticos. Dentro do SandBox InovaTerê, seis projetos foram selecionados para testes, após passarem por um rigoroso processo de aprovação. Um destes projetos em destaque consiste em uma ferramenta de ciência de dados e inteligência artificial voltada para prever emergências, desempenhando um papel crucial na política de Defesa Civil.

Através dessa ferramenta, segundo o chefe do Setor de Monitoramento da Secretaria M. de Defesa Civil, Antônio Marcos Panquestor Júnior, a Defesa Civil Municipal conseguiu antecipar com precisão os locais mais suscetíveis a sofrerem com as intensas chuvas que atingiram a cidade recentemente, no dia 22 de março. Ainda segundo Panquestor, essa previsão permitiu que o município agisse de forma proativa, alertando a população e coordenando o Gabinete de Crise para prestar suporte aos moradores afetados.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Cleiton Pimentel, ressaltou a importância do SandBox InovaTerê para a análise e implementação de soluções inovadoras, visando aprimorar os serviços públicos. Ele enfatizou que a ferramenta desenvolvida pela Empresa Cittua desempenhou um papel crucial ao fornecer dados precisos de previsão do tempo em pontos específicos, fortalecendo assim a atuação da Defesa Civil Municipal.

Além do projeto da Cittua foram aprovadas e estão em andamento as seguintes soluções: "Leme" novos caminhos para Educação a partir da Gestão de Dados Estratégicos e Inteligência Artificial para a Política Municipal de Educação (Nix Soluções); "Plataforma Faz Game" Trilhas educativas para professores a partir da narrativa de jogos para a Política Municipal de Educação (Zelter Tecnologias Educacionais); "Biofae" Conversão de resíduos agrícolas, urbanos e da pesca em adubo biofertilizante via compostagem automatizada para a Política Municipal de Agricultura e desenvolvimento rural sustentável (Preserve Ambiental); Monitoramento de sinais vitais dos pacientes crônicos a partir de sensores "IOT" para a Política Municipal de Saúde (Medical Angel Software); e "Smart Lighting" - telegestão da iluminação pública, agilizando a modernização, automação e redução do consumo de energia para a Política Municipal de Serviços Públicos (TIM S/A).

Sobre o Programa

O Prefeito Vinicius Claussen e os representantes das empresas homologadas para o projeto SandBox InovaTerê assinaram, no final de janeiro, o Termo de Autorização para implementação das soluções aprovadas. As seis soluções selecionadas estão atualmente em fase de teste e serão avaliadas até 30 de novembro deste ano quanto à sua relevância e contribuição para a sociedade. Com base nessa avaliação, o município poderá optar por contratar as soluções que demonstrarem resultados efetivos e práticos, de acordo com o Marco Regulatório das Startups, promovendo assim a inovação e o desenvolvimento local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.