Por:

Implantação de combate às fake news nas escolas

Fake news podem levar pessoas à morte. | Foto: Adobe Stock

Por Laís Lima*

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), aprovou na última quinta-feira (11), em primeira discussão, o Projeto de Lei 4.720/2, mais conhecido como Programa de Educação Midiática para combate à fake news. O projeto é de autoria do deputado Carlos Minc(PSB).

O Programa visa a capacitação da comunidade escolar, integrada a outras práticas educacionais para o uso seguro, consciente e responsável da internet. O programa deverá ser aplicado em conjunto com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. As escolas ainda poderão realizar atividades nas disciplinas de ciências humanas, como português e história, apresentando reportagens, matérias e campanhas jornalísticas que contém conteúdos falsos. Já nas disciplinas de ciências exatas, como matemática, poderão ser abordados como estatísticas podendo ser distorcidas e influenciar negativamente pesquisas eleitorais e distorcer dados.

De acordo com o deputado Carlos Minc, nos últimos anos as notícias falsas tornaram-se uma das principais problemáticas discutidas em todo mundo, por ameaçar processos democráticos, contaminar e prejudicar a informação das opiniões dos cidadãos e promover a cultura de ódio e intolerância.

*Estagiária

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.