Por: Isabella Rodrigues

Fachada do prédio da Fundação Dom João VI passará por reformas

Fachada do casarão da Fundação D. João VI, no Centro de Nova Friburgo. | Foto: Foto: Isabella Rodrigues

Por Isabella Rodrigues*

A fachada do casarão da Fundação D. João VI, no Centro de Nova Friburgo, está passando por um processo de reforma. A iniciativa, promovida pela Prefeitura Municipal, visa não apenas a restauração física do edifício, mas também a revitalização estética da instituição.

Além da reforma da fachada, está prevista a pintura da parte externa do prédio, como parte do esforço para recuperar sua beleza arquitetônica original. As intervenções estão programadas para se estenderem ao longo dos próximos meses, dependendo da aprovação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

Segundo o Município, o 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) já concedeu a autorização necessária para o início das obras. A documentação apresentada ao Inepac destaca que a pintura interna será realizada apenas na área que abrigará uma exposição temporária, programada para ocorrer de maio a julho deste ano, não incluindo o Centro de Arte.

O plano de intervenção contempla também a pintura interna da ala norte do edifício. O Inepac desempenha um papel fundamental no processo, sendo responsável pela aprovação da proposta e pela fiscalização durante sua execução, garantindo o cumprimento dos critérios e legislações pertinentes.

Sobre a Fundação

A Fundação D. João VI de Nova Friburgo foi criada em 29 de dezembro de 2009, atendendo a necessidade de um lugar entre os moradores friburguenses e a história da cidade. Sua criação foi respaldada pela lei municipal nº 3.836 e regulamentada pelo decreto n. 106, de 26 de abril de 2010.

A sede da fundação é uma das mais antigas construções de Nova Friburgo, antigo lar da família Clemente Pinto, construída em 1843. Localizada na Praça Getúlio Vargas, o edifício foi originalmente concebido como residência urbana para Antônio Clemente Pinto, conhecido como Barão de Nova Friburgo.

*Estagiária

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.