Por:

I Seminário AMA Leitura de literatura infantojuvenil em Terê

Autor Flávio Carneiro é um dos premiados | Foto: Foto: Reprodução

Nos dias 12 e 13 de abril, Teresópolis receberá o I Seminário AMA Leitura, promovido pelo Centro Cultural Feso Pro Arte e Instituto AMA Leitura. Com o tema "Como trabalhar a literatura Infantojuvenil em tempos de intolerância", o evento irá homenagear importantes nomes do setor, como Flávio Carneiro e Flávia Savary, vencedores do Prêmio Jabuti de 2021 e 2015 respectivamente, além de editores, escritores e ilustradores para rodas de conversa, reflexões literárias e oficinas de criação. Também será lançado o I Prêmio Educador AMA Leitura Feso Pro Arte.

O Seminário tem vagas limitadas e é destinado a educadores, pedagogos, psicólogos, escritores, ilustradores, editores, bibliotecários, mediadores de leitura, contadores de histórias, profissionais do livro, produtores culturais, estudantes, interessados pela leitura e pela formação de novos leitores. As inscrições estarão abertas e terá valor colaborativo de R$40 - quem se inscrever receberá o livro "A lenda do Poeterê" e certificado com carga horária de participação.

A programação inicia no dia 12 de abril, sexta-feira, com o cerimonial de abertura do evento e apresentação do presidente do Conselho do Centro Cultural Feso Pro Arte, Jorge Bragança, da diretora do Centro Cultural Feso Pro Arte, Edenise Antas e da diretora do Instituto AMA Leitura, Ana Maria de Andrade. Além do espetáculo musical Pro Arte UFRJ, haverá uma homenagem aos autores de Teresópolis vencedores do Prêmio Jabuti - mais tradicional premiação literária do Brasil - Flávio Carneiro e Flávia Savary. O primeiro dia do Seminário encerra com a participação dos escritores na roda de conversa "O papel do educador no estímulo à leitura literária".

No dia 13 de abril, sábado, a programação inclui as mesas "Panorama: A Leitura no Brasil e a Lei 12.244/10", com Edenise Antas e Ana Maria de Andrade; "Educação socioemocional e Literatura Infantojuvenil", com o editor premiado e professor José Prado; "Quando e como trabalhar temas sensíveis e o respeito à diversidade a partir da literatura infantojuvenil?", com a autora Cristina Villaça; "Quais os caminhos para a educação antirracista e a presença da literatura negra nas escolas?", com a escritora e curadora da FLUP Simone Mota; e "Construir ou desconstruir estereótipos a partir das imagens nos livros infantojuvenis?", com o ilustrador Marcelo Pimentel.

Na parte da tarde, o evento segue com oficinas literárias de contação de história, escrita criativa, livro autoral e ilustração. O Café Teatro Filosófico encerra o dia com esquete teatral e mesa literária e podcast "O feminino na obra de Shakespeare - sob a perspectiva na infância e na juventude".

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.